Uma nova era que vai transformar o futebol. Saiba tudo sobre os novos formatos das competições europeias
O fim da fase de grupos, todas as equipas na mesma classificação, os sorteios com muita tecnologia e os calendários. Saiba como vão funcionar a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência
Corpo do artigo
As competições europeias estão a entrar numa nova era. A UEFA traz novidades para a temporada 2024/2025, com os novos formatos da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
A ideia foi posta em prática depois da polémica tentativa de criação da Superliga Europeia, com os maiores clubes do velho continente a queixarem-se da falta de jogos grandes e da insuficiência dos prémios nas tradicionais competições organizadas pela UEFA.
Já se jogaram quase todas as pré-eliminatórias das várias competições, mas nessa fase praticamente nada mudou. A grande volta vai começar já esta semana, com os sorteios, e em meados de setembro será posta em prática.
PODE CONSULTAR AQUI OS REGULAMENTOS DA LIGA DOS CAMPEÕES, LIGA EUROPA E LIGA CONFERÊNCIA.
De fase de grupos para fase da liga
A grande mudança na estrutura das três competições da UEFA acontece já na fase inicial. A velhinha fase de grupos - que existiu na Liga dos Campeões desde 1991/1992 e na Liga Europa (antiga Taça UEFA) desde 2004/2005, embora com vários formatos, e na Liga Conferência desde a sua criação, em 2021/2022 - deixa de existir e passa a haver uma denominada fase da liga.
Mas o que é a fase da liga? Em primeiro lugar, é preciso explicar que o número de participantes em cada uma das provas passa a ser 36 (eram 32 em cada competição). Outro fator diferenciador é que os participantes deixam de ser divididos em grupos, passando a haver uma classificação única. Os sorteios que acontecem esta semana vão servir para as equipas descobrirem os oponentes que irão enfrentar nesta fase. Ao contrário do que acontecia, em que as equipas eram colocadas num grupo com outras três, defrontando-se em casa e fora, totalizando seis jogos, a partir de agora cada equipa fará oito jogos nesta fase da liga, todos eles contra adversários diferentes, sendo que quatro serão em casa e os outros quatro serão fora de portas.
Mas mesmo para isso também há regras. Os quatro potes no sorteio mantêm-se, mas há uma grande diferença: o facto de um clube ser integrado num pote, já não quer dizer que evita as restantes equipas desse mesmo pote. Cada equipa enfrentará dois adversários de cada um dos diferentes potes, sendo um deles em casa e o outro fora. Ou seja, o Benfica (pote 2) e Sporting (pote 3) irão enfrentar duas equipas do pote 1 da Liga dos Campeões, outras duas do pote 2, mais duas do pote 3 e, por fim, dois oponentes do pote 4. O mesmo acontecerá com o FC Porto e, eventualmente, o SC Braga na Liga Europa.
Aqui, há uma diferença para a Liga Conferência, na qual há a grande possibilidade de contar com a presença do Vitória SC e do SC Braga (caso falhe o acesso à Liga Europa). Ao contrário das outras duas competições, cada equipa da terceira divisão europeia só fará seis jogos, sendo três em casa e três fora. Neste caso, existirão seis potes no sorteio, com cada equipa a defrontar um adversário de cada um desses potes.
Sorteios realizados pela tecnologia
Os vários sorteios da fase da liga das competições vão também ter uma transformação. Os sorteios vão decorrer todos no Mónaco, com o da Liga dos Campeões marcado para as 17h00 desta quinta-feira e os da Liga Europa e da Liga Conferência agendados para o dia seguinte.
Primeiro os potes: as equipas serão distribuídas consoante a classificação no coeficiente da UEFA, sendo o vencedor da última Liga dos Campeões a exceção, já que, independente do lugar no ranking, tem lugar garantido no Pote 1.
A grande novidade surge com a aplicação da tecnologia para serem conhecidos os jogos, como explica a UEFA: "Em cada competição, as 36 equipas serão sorteadas manualmente. Para cada equipa sorteada, um software automatizado específico sorteará aleatoriamente os seus adversários, que serão revelados no ecrã da sala onde decorre o sorteio e na televisão. O software também decidirá quais os jogos em casa e fora."
Nesse processo, o "sorteio terá início com o Pote 1, atribuindo adversários a todas as equipas, um após o outro, e continuará com os restantes potes por ordem decrescente até que todas as equipas tenham os seus adversários atribuídos".
Mas há coisas que não mudam, pelo menos desta vez. As equipas do mesmo país não vão poder enfrentar-se nesta fase. A outra condicionante dos sorteios é que uma equipa não pode ter mais do que dois adversários do mesmo país. Por exemplo, o Sporting e o Benfica só poderão defrontar, no máximo, duas equipas inglesas nesta fase, apesar de estarem quatro presentes no sorteio.
Uma semana para cada competição e o calendário dos jogos
A UEFA também apresenta novidades ao nível do calendário. Com o aumento do número de jogos em comparação com a antiga fase de grupos, os jogos da fase da liga da Champions e da Liga Europa começam em setembro e só vão acabar em janeiro. O mesmo não acontece com a Liga Conferência, que mantém o calendário até dezembro, visto que nesta competição há apenas seis jornadas.
Outra novidade em termos de calendário são semanas dedicadas a cada competição. Ou seja, nessas semanas haverá apenas jogos dessa competição. Por exemplo, a semana dedicada à Liga dos Campeões é logo a da primeira jornada, marcada para os dias 17, 18 e 19 de setembro, e terá apenas jogos da Champions, distribuídos por terça, quarta e quinta-feira dessa semana, não havendo jogos da Liga Europa e da Liga Conferência nesses dias. A vez da Liga Europa também será na ronda inaugural, marcada para 25 e 26 de setembro, com jogos à quarta e à quinta-feira. Quanto à Liga Conferência, terá a semana de 19 de dezembro, na qual se jogará a última jornada, dedicada a si, com todos os jogos a realizarem-se nessa quinta-feira.
Nas restantes semanas, a regra das largas temporadas anteriores mantém-se: os jogos da Liga dos Campeões são distribuídos entre terça e quarta-feira, com a Liga Europa e a Liga Conferência a serem disputadas à quinta-feira. Para a prova milionária, a única exceção é a última jornada, com todos os jogos a realizarem-se em simultâneo.
Calendário da Liga dos Campeões:
Jornada 1: 17 a 19 de setembro de 2024
Jornada 2: 1 e 2 de outubro de 2024
Jornada 3: 22 e 23 de outubro de 2024
Jornada 4: 5 e 6 de novembro de 2024
Jornada 5: 26 e 27 de novembro de 2024
Jornada 6: 10 e 11 de dezembro 2024
Jornada 7: 21 e 22 de janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de janeiro de 2025
Calendário da Liga Europa:
Jornada 1: 25 e 26 de setembro de 2024
Jornada 2: 3 de outubro de 2024
Jornada 3: 24 de outubro de 2024
Jornada 4: 7 de novembro de 2024
Jornada 5: 28 de novembro de 2024
Jornada 6: 12 de dezembro 2024
Jornada 7: 23 de janeiro de 2025
Jornada 8: 30 de janeiro de 2025
Calendário da Liga Conferência:
Jornada 1: 3 de outubro de 2024
Jornada 2: 24 de outubro de 2024
Jornada 3: 7 de novembro de 2024
Jornada 4: 28 de novembro de 2024
Jornada 5: 12 de dezembro de 2024
Jornada 6: 19 de dezembro de 2024
Fase da liga: classificação e qualificação
Mas, se não há fase de grupos, como é que se chega à fase a eliminar? Sem a tradicional fase de grupos, todas as equipas competem na mesma classificação, ainda que não joguem todas entre si como acontece nas ligas nacionais. A vitória vale três pontos, o empate vale um e a derrota vale zero. Até aí, nada de novo.
Com esse famoso sistema de pontuações, as equipas surgirão todas na mesma classificação, do 1.º ao 36.º lugar. No final das oito jornadas (ou seis, no caso da Liga Conferência), haverá a classificação final e, a partir daí, as qualificações para a fase a eliminar. Os oito primeiros passam diretos para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o 9.º e o 24.º posto jogam um play-off a duas mãos de acesso aos oitavos. As equipas que ficaram classificadas do 25.º até ao 36.º e último lugar são eliminadas. E aqui também há uma grande novidade: nenhuma equipa da Liga dos Campeões cai para a Liga Europa. O mesmo acontece com as equipas da Liga Europa que deixam de ter a possibilidade de jogar as eliminatórias da Liga Conferência. Por outras palavras, é garantido que o vencedor final de cada competição está entre os 36 apurados para a respetiva fase da liga.
Os critérios de desempate, no caso de duas ou mais equipas terminarem em igualdade pontual na classificação final, também têm forçosamente de mudar. Sem que todas as equipas joguem entre si, deixa de existir o confronto direto. O primeiro critério de desempate é a diferença de golos e o segundo é o número de golos marcados, sendo o terceiro o número de golos marcados fora. Há mais critérios que abrangem o número de vitórias e a disciplina de cada equipa. Caso todos esses critérios se mantenham iguais, acabará por ser o coeficiente da UEFA a determinar as posições finais. Imaginemos o exemplo do Sporting terminar empatado em número de pontos com o Arsenal: mesmo que tenham jogado entre si e os ingleses tenham ganho, se a equipa portuguesa tiver uma melhor diferença de golos fica à frente na classificação.
Além do play-off, a fase a eliminar funciona como até agora
As equipas apuradas para o play-off serão sorteadas, sendo que aquelas que ficarem entre o 9.º e o 16.º lugar serão cabeças de série no sorteio, defrontando as que ficarem entre o 17.º e o 24.º lugar, tendo também a eventual vantagem de jogar a segunda mão da eliminatória em casa.
Os vencedores das oito eliminatórias apuram-se para os oitavos de final, onde encontrarão os oito melhores da fase da liga. As equipas diretamente qualificadas também são cabeças de série nesse sorteio, com a mesma eventual vantagem de jogar a segunda mão em casa.
A partir daí, o caminho até à final - que terá lugar em Munique (Alemanha), no caso da Liga dos Campeões, em Bilbau (Espanha), no caso da Liga Europa, e em Wroclaw (Polónia), no caso da Liga Conferência - é feito da mesma forma como tem vindo a ser feito desde os primórdios das competições: eliminatórias a duas mãos, com jogo em casa e fora, exceto a final que é jogada numa partida única.
Os sorteios do play-off da Liga dos Campeões e da Liga Europa realizam-se a 31 de janeiro de 2025, enquanto o da Liga Conferência está marcado para 20 de dezembro. Já os sorteios dos oitavos, quartos e meias-finais (os emparelhamentos serão todos conhecidos no mesmo dia) das três competições estão marcados para 21 de fevereiro.
Calendário da Liga dos Campeões:
Play-off da fase a eliminar: 11 e 12 e 18 e 19 de fevereiro de 2025
Oitavos de final: 4 e 5 e 11 e 12 de março de 2025
Quartos de final: 8 e 9 e 15 e 16 de abril de 2025
Meias-finais: 29 e 30 de abril e 6 e 7 de maio de 2025
Final: 31 de maio de 2025
Calendário da Liga Europa:
Play-off da fase a eliminar: 13 e 20 de fevereiro de 2025
Oitavos de final: 6 e 13 de março de 2025
Quartos de final: 10 e 17 de abril de 2025
Meias-finais: 1 e 8 de maio de 2025
Final: 21 de maio de 2025
Calendário da Liga Conferência:
Play-off da fase a eliminar: 13 e 20 de fevereiro de 2025
Oitavos de final: 6 e 13 de março de 2025
Quartos de final: 10 e 17 de abril de 2025
Meias-finais: 1 e 8 de maio de 2025
Final: 28 de maio de 2025
O sorteio da Liga dos Campeões está marcado para as 17h00 desta quinta-feira e realiza-se no Fórum Grimaldi, no Mónaco. No mesmo local decorrem os outros dois sorteios na sexta-feira: Liga Europa às 12h00 e Liga Conferência às 13h30. Todos os sorteios serão acompanhados na antena da TSF e em tsf.pt.
Os jogos de Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga e, eventualmente, Vitória SC nas provas europeias vão ter relato em direto na antena da TSF e também poderão ser seguidos em tsf.pt.