Margem sul do Tejo sem urgências de obstetrícia no fim de semana. Grávidas terão de deslocar-se até Lisboa
Os três hospitais que servem a região - Hospital de Setúbal, Garcia de Orta (Almada-Seixal) e Barreiro - vão ter as urgências de obstetrícia encerradas a partir desta sexta-feira e, pelo menos, até terça-feira
Corpo do artigo
As grávidas da margem sul do Tejo vão ter de se deslocar a Lisboa, em caso de necessidade, no próximo fim de semana. Os três hospitais que servem a região - Hospital de Setúbal, Garcia de Orta (Almada-Seixal) e Barreiro - vão ter as urgências de obstetrícia encerradas a partir desta sexta-feira e, pelo menos, até terça-feira da próxima semana, 13 de agosto.
De acordo com o mapa das urgências, que pode ser consultado no portal do Serviço Nacional de Saúde, na margem norte vão encerrar também as urgências obstétricas de Vila Franca de Xira, São Francisco Xavier e a maternidade do hospital de Santa Maria, que só deverá abrir a 1 de setembro devido a obras.
O Presidente da República e o primeiro-ministro visitam esta quinta-feira o Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria, quando ainda há 1500 doentes oncológicos a aguardar operação fora do tempo recomendado.
Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, acompanhados pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, irão visitar também as instalações renovadas da Maternidade Luís Mendes da Graça.
O Bloco de Partos, cujas obras começaram no último trimestre do ano passado, estará pronto a 1 de setembro, mas o Serviço de Urgência de Ginecologia para grávidas até 22 semanas já está a funcionar desde segunda-feira na nova Maternidade.
