Gripe e Covid: SMS com agendamento para vacinação já começaram a ser enviados
Campanha de vacinação começa esta sexta-feira. Os maiores de 85 anos vão ser contactos por sms com agendamento ou por via telefónica pelo centro de saúde. DGS espera forte cobertura vacinal para enfrentar o inverno.
Corpo do artigo
Desde a meia noite que as autoridades de saúde já começaram a notificar os utentes com idade igual ou superior a 85 anos para agendar a toma da vacina contra a gripe e a Covid-19.
São os idosos e os mais vulneráveis, que sofrem de várias patologias, que terão prioridade nesta campanha de vacinação que arranca já esta sexta-feira, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) assegura que há vacinas para todos os elegíveis.
“O objetivo é proteger sempre os mais vulneráveis” na campanha designada por “Vá lá vacinar”, como explica à TSF a diretora-geral da Saúde.
“Já começaram a ser enviadas as mensagens a dizer que tem uma vacina guardada para si, neste caso duas, vacina contra a covid e contra a gripe e que vai ser contactado. Pode ser contactado já com agendamento através de um sms ou por via telefónica pelo centro de saúde”, indica Rita Sá Machado.
A diretora-geral da Saúde sublinha que, numa fase inicial, os mais vulneráveis e os idosos com idade igual ou superior a 85 anos, assegurando que, mais tarde, todos os utentes com mais de 60 anos serão contactados.
Questionada sobre as críticas contra a decisão de retirar a possibilidade de os mais velhos serem vacinados nas farmácias, Rita Sá Machado explica que, "tal como é habitual, fazemos sempre uma monitorização habitual e também uma avaliação no final da campanha para conseguirmos adequar a nossa estratégia".
A campanha de vacinação começa esta sexta-feira, há mais de 300 mil doses disponíveis e o investimento está em linha com o dos últimos anos, atingindo os 60 milhões de euros.