Aconteceu no ano 2000: um apagão deixou Grande Lisboa, Alentejo e Algarve sem eletricidade durante duas horas
Corpo do artigo
Um apagão atingiu, esta segunda-feira, Portugal continental, Espanha e sul de França, com as falhas de energia a afetar hospitais, transportes, aeroportos e telecomunicações. Pode ser algo insólito, mas não é a primeira vez que acontece. É preciso recuar mais de duas décadas para recordar um apagão (quase) geral como este: foi há quase 25 anos que o nosso país passou por um episódio semelhante.
Estávamos a 9 de maio de 2000 quando uma cegonha (sim, uma cegonha, segundo a versão oficial) embateu numa linha de alta tensão em Lavos, no concelho da Figueira da Foz, causando um disparo da subestação de Rio Maior. O resultado? Metade do país ficou sem eletricidade.
Por volta das 22h00, as regiões de Lisboa, margem sul do Tejo, Alentejo e Algarve ficaram sem luz. Neste caso, o apagão durou duas horas, sendo que esta segunda-feira já vai em mais de oito horas e as previsões da REN não são animadoras.
Ficou conhecido como o apagão da cegonha: é frequente estas aves fazerem ninhos em postes de alta tensão, provocando curto-circuitos, algo que pode dar origem a apagões, mas que são pouco prováveis e incomuns.