Vantagens derreteram como o chocolate belga: FC Porto empata com o Anderlecht. Veja os golos
Os dragões estiveram na frente do marcador por duas vezes, mas deixaram-se sempre empatar
Corpo do artigo
As vitórias continuam a escapar à equipa de Vítor Bruno e, desta vez, foi a incapacidade de manter as vantagens que impediu a vitória portista. o FC Porto empatou esta quinta-feira (2-2) na Bélgica frente ao Anderlecht na 5.ª jornada da fase principal da Liga Europa.
O jogo ia começando muito mal para a equipa de Vítor Bruno. Ainda antes dos 20 segundos, Dolberg apareceu na cara de Diogo Costa e introduziu a bola na baliza portista, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Os dragões equilibraram a partida, com jogadas rápidas de ataque em ambos os lados. Aos 23 minutos, numa confusão num canto ofensivo, Francisco Moura foi atingido por um adversário e o árbitro, com recurso ao VAR, assinalou penálti. Na conversão, Galeno fez o 1-0.
O FC Porto manteve-se por cima do jogo até perto do intervalo, com Pepê a estar perto de marcar. Nos minutos finais do primeiro tempo, os belgas voltaram a carregar, mas sem conseguir criar verdadeiro perigo na baliza de Diogo Costa.
Mais uma vez a abrir, os belgas estiveram perto de marcar. Muito espaço no lado esquerdo defensivo do FC Porto, cruzamento para a área e Rits cabeceou ao poste. A ameaça foi cumprida aos 52 minutos. Pepê perdeu a bola à entrada da área e De Greef, sozinho, rematou para o fundo da baliza de Diogo Costa.
Os dragões voltaram a crescer na partida, mas continuava a faltar qualquer coisa. Fábio Vieira entrou aos 82 minutos e, no minuto seguinte, recebeu a bola em zona central e disparou de pé direito para o fundo da baliza belga.
Contudo, aos 86', o Anderlecht respondeu e também com um golaço. Amuzu fugiu da esquerda para o centro e rematou forte ao ângulo superior da baliza de Diogo Costa.
Gonçalo Borges ainda teve uma grande oportunidade para marcar no último minuto, mas o resultado não se alterou. O FC Porto soma cinco pontos em cinco jogos na Liga Europa.
Onze do Anderlecht: Coosemans, Simic, Ndiaye, Dolberg, Jorgensen, Rits, Foket, Edozie, Stroeykens, Densdoncker e De Greef
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Neuhén Pérez, Otávio, Francisco Moura, Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu.
Suplentes do Anderlecht: Kikkenborg, Vanhoutte, Amuzu, Verschaeren, Leoni, Angulo, Vásquez, Dreyer, Engwanda, Lapage.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Djaló, Fábio Vieiera, Zaidu, Vasco Sousa, Namaso, André Franco, Fran Navarro, Martim Fernandes, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora e Zé Pedro.