Em declarações à TSF, a deputada socialista Maria Begonha garante que o seu partido recebeu relatos de várias pessoas que deixaram de receber esta ajuda e não foram avisadas
Corpo do artigo
O Partido Socialista (PS) pede explicações ao Governo pelos cortes que alguns cidadãos têm tido no apoio ao pagamento das rendas das casas.
Em declarações à TSF, a deputada Maria Begonha admite que o Governo pode estar a aplicar de forma incorreta a fórmula, que permite apoios à renda a pessoas com uma taxa de esforço igual ou superior a 35%. O PS reconhece a abertura do Executivo para oferecer este apoio, "criado numa altura excecional, [durante] uma crise na habitação e que não está ultrapassada", mas acusa o Governo de não estar a cumprir a lei ao não informar os inquilinos de cortes nestas ajudas.
"Temos um conjunto de cidadãos a contactar o PS para dizer que têm um corte parcial ou brutal", alerta a socialista, lembrando que a lei obriga o Governo a "informar as pessoas do apoio a que têm direito e do motivo para esse apoio ser retirado ou não".
O PS enviou, por isso, um conjunto de questões ao ministro das Infraestruturas e da Habitação. "Queremos alguns esclarecimentos sobre o que se tem passado na aplicação deste apoio, porque é que não se está a informar as famílias, mas, sobretudo, perceber se há casos em que, de facto, isto está a ser mal aplicado", esclarece a deputada Maria Begonha. Os socialistas pedem uma resposta célere a Miguel Pinto Luz.
