Eleições Europeias: responda a estas perguntas e fique a saber com que partido mais se identifica
Descubra as suas preferências políticas respondendo a 30 declarações
Corpo do artigo
O EUVoto é uma ferramenta interativa que lhe permite, em poucos minutos, descobrir com que partidos mais se identifica nas Eleições Europeias. Responda às perguntas e partilhe o resultado.
Sobre o EUVoto:
1. O que é o EUVoto?
O EUVoto é a versão portuguesa do VoteMatch Europe, uma ferramenta para as eleições europeias que permite aos eleitores descobrirem quais os partidos políticos da UE que melhor se alinham com as suas opiniões. O objetivo principal do VoteMatch Europe é informar os cidadãos sobre as posições dos partidos políticos antes das eleições para o Parlamento Europeu.
2. Como foram decididos os temas das declarações do VoteMatch Europe?
Os parceiros envolvidos no projeto prepararam uma lista de 25 temas comuns, a analisar nos vários países participantes. Estes temas foram desenvolvidos durante o outono de 2023 e o início de 2024, cobrindo uma ampla gama de questões políticas nas diferentes áreas de decisão do Parlamento Europeu. Basearam-se numa pesquisa documental sobre temas importantes para o Parlamento Europeu no próximo mandato e na relevância política dessas questões na maioria dos Estados-Membros da UE.
Cada parceiro nacional pode também incluir temas adicionais com especial relevância no seu país. No caso do EUVoto, a equipa portuguesa incluiu cinco temas adicionais.
3. Que partidos foram incluídos no EUVoto?
O EUVoto procurou ser o mais inclusivo possível, incluindo todos os partidos e coligações que se candidatam ao Parlamento Europeu nestas eleições, incluindo aqueles sem representação parlamentar.
4. Como foram determinadas as posições dos partidos para cada declaração?
Os partidos foram contactados para indicarem se concordam, discordam ou adotam uma posição neutra em relação a cada tema, fornecendo uma breve explicação da sua posição. Essas posições foram verificadas com os programas eleitorais dos partidos. Em caso de inconsistências, os partidos foram consultados para resolvê-las. Na ausência de resposta inicial, a equipa fez uma codificação provisória com base nos programas eleitorais e/ou declarações públicas dos dirigentes e candidatos dos partidos, antes de voltar a contactá-los para confirmação ou correcção.
No caso do EUVoto, a maioria dos partidos indicou a sua posição relativamente aos 30 temas. Nalguns casos, os partidos forneceram uma breve explicação da sua posição. Este foi o caso dos partidos Chega, ADN, RIR, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, MPT, Nós Cidadãos! e MAS. Outros partidos indicaram a sua posição, mas não apresentaram explicação para a maioria ou nenhuma das posições, como AD, PS, IL, BE, Livre e PAN. Nestes casos, e com a concordância dos partidos, a equipa procurou usar citações retiradas dos seus programas para ilustrar a sua posição.
A coligação CDU e o PTP não responderam ao questionário enviado pela equipa, e as suas posições foram integralmente codificadas com base nos seus programas eleitorais ou de declarações públicas dos seus dirigentes. No caso da CDU, após sucessivos contactos, o seu Gabinete Eleitoral informou que, “pela forma como as afirmações estão formuladas, não vemos condições para dar respostas esclarecedoras e rigorosas às questões que nos colocam, limitados às expressões – Concordo/Discordo/Neutro”. No caso do PTP, apesar de várias tentativas de contacto através de email e redes sociais, não obtivemos resposta.
5. Como devem ser lidos os resultados?
Os resultados apresentam uma lista de partidos, sendo que o partido no topo da lista tem mais posições em comum com o utilizador da ferramenta.
6. Como são determinados os resultados do EUVoto? São usados cálculos especiais?
O EUVoto utiliza o princípio da correspondência, onde cada declaração com resposta igual entre o utilizador e o partido conta como um ponto. Os pontos são duplicados para cada questão alocada com importância extra. Os pontos são então contabilizados, e o partido com mais pontos é colocado no topo, refletindo uma maior afinidade com o utilizador. O utilizador pode depois comparar detalhadamente as suas respostas com as de cada partido.
7. O EUVoto é um instrumento científico para decidir o voto?
Não. O EUVoto informa os cidadãos sobre as eleições para o Parlamento Europeu e mostra as diferenças entre os partidos concorrentes em Portugal, com base nas suas posições em diferentes temas. Contudo, os resultados devem ser vistos como um incentivo aos eleitores iniciarem a sua própria pesquisa para um voto informado.
8. Quem desenvolve o EUVoto?
O EUVoto foi desenvolvido por uma equipa da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro, em colaboração com a ProDemos – House for Democracy and the Rule of Law (prodemos.nl/), uma fundação independente cujo objetivo é educar as pessoas e incentivar o envolvimento na democracia.
Estiveram envolvidos neste processo de desenvolvimento os seguintes investigadores em ciência política do GOVCOPP: Pedro Lourenço, Carlos Jalali e Patrícia Silva e, bem como a jornalista Christina Weise.
9. Como é que o VoteMatch Europe lida com os requisitos de privacidade?
O VoteMatch Europe processa os dados pessoais de forma segura e em conformidade com os requisitos da legislação de proteção de dados aplicável, incluindo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).
Para mais informações sobre este projeto, consulte a página da VoteMatch Europe em www.votematch.eu.
