"Lata de sardinhas, o que vi comprova tudo." Presidente da Câmara do Seixal viaja de comboio e arrasa Fertagus
Paulo Silva viajou entre Foros de Amora e Corroios, estações ferroviárias situadas no concelho do Seixal, e à TSF disse que "não há o mínimo de condições"
Corpo do artigo
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, considerou "chocante" o modo como os passageiros circulam nos comboios da Fertagus "sem quaisquer condições e como sardinhas em lata" e exigiu uma resolução urgente do problema.
Paulo Silva (PCP), que realizou na manhã desta segunda-feira uma viagem entre Foros de Amora e Corroios, estações ferroviárias situadas no concelho do Seixal, disse aos jornalistas que decidiu verificar no local as dificuldades vividas pelos seus munícipes.
"A experiência foi muito triste, porque vi o modo como os municípios do concelho do Seixal são obrigados a deslocar-se para o seu local de trabalho sem o mínimo de condições, como se tivessem em lata de sardinhas para conseguir um lugarzinho", disse Paulo Silva, em declarações à TSF.
"Vi aquilo que vi, comprova tudo aquilo que os meus municípios têm vindo a relatar."
O autarca do Seixal, concelho do distrito de Setúbal com 170 mil habitantes, explicou que tem recebido várias dezenas de queixas tendo por isso solicitado já uma reunião com a administração da Fertagus.
"Vai ser necessário haver comboios a partirem de Coina para Lisboa, porque senão quando chegam ao Seixal já chegam cheios (...). É inadmissível, as pessoas estão a perder mais tempo no transporte público para ir trabalhar", afirmou, sublinhando que este serviço era reconhecido por ter qualidade, o que não corresponde à realidade atual.
Além da reunião com a administração da Fertagus, o autarca adiantou que o "funcionamento deficitário da empresa" será também abordado numa reunião que tem agendada com o ministro das Infraestruturas ainda durante esta semana.
Em dezembro, a Fertagus decidiu alterar os horários dos comboios entre as duas margens do Tejo, passando a ter uma periodicidade de 20 minutos nos dois sentidos.
O aumento da oferta do horário de transporte ferroviário entre Lisboa e Setúbal foi anunciado em novembro pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e meio, até 31 março de 2031.
Até dezembro, a circulação de comboios da Fertagus entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro) era feita de 30 em 30 minutos nos dias úteis e de 60 em 60 minutos aos sábados, domingos e feriados.
Contudo, os utentes queixam-se que esta alteração não foi acompanhada de um reforço de carruagens, havendo assim relatos de passageiros, de estações dos concelhos de Almada e Seixal (Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal), de não conseguirem lugar no horário que habitualmente usavam.
A ligação ferroviária entre Lisboa e a Margem Sul foi inaugurada em 29 de julho de 1999, com o objetivo de retirar carros da Ponte 25 de Abril.
A travessia liga as estações de Roma-Areeiro, em Lisboa, a Setúbal, e conta com 10 estações na Margem Sul e quatro na capital.
