Simulador de voo único na Europa chega a Beja. Força Aérea vai treinar com réplica do avião KC-390
A máquina estará pronta a usar em junho. Em declarações à TSF, Patrícia Fernandes, porta-voz da Força Aérea Portuguesa, explica que a máquina "vai permitir a realização da quase totalidade de voos de treino e de qualificação sem recurso às aeronaves"
Corpo do artigo
Um ano depois do previsto, a Força Aérea tem agora à disposição uma máquina que permitirá aos pilotos treinarem voos com uma réplica do avião de transporte KC-390, adquirido ao consórcio luso/brasileiro Embraer.
Trata-se de um simulador de voo único que replica o cockpit do KC-390. Os últimos componentes do aparelho chegaram esta semana e estão a ser montados na base aérea de Beja. A máquina deverá estar operacional e pronta a usar no próximo mês de junho. A notícia foi avançada pelo JN.
Ouvida pela TSF, Patrícia Fernandes, porta-voz da Força Aérea Portuguesa, explica que a máquina "vai permitir a realização da quase totalidade de voos de treino e de qualificação sem recurso às aeronaves".
A porta-voz da Força Aérea enumera os benefícios da aquisição deste simulador. “Há uma maior racionalização dos recursos, nomeadamente do combustível, um menor desgaste das aeronaves e uma maior disponibilidade das aeronaves para a concretização de missões operacionais e de treino, sendo que também traz benefícios para o ambiente."
Patrícia Fernandes sublinha que Portugal é "pioneiro" na Europa "na operação do avião KC-390". "Trata-se de um avião relativamente recém-fabricado pela Embraer e, pelo facto de sermos o primeiro país europeu a operá-lo, beneficiamos do acumular de experiência e de conhecimentos, estando já a Força Aérea num estado avançado de utilização e de conhecimento da aeronave. Tal poderá vir a ser aproveitado pelos países europeus que, entretanto, também já adquiriram o avião ou outros que eventualmente venham no futuro a adquirir", acrescenta.
Este simulador de voo é único na Europa e está a ser instalado em Beja, mais concretamente, nas instalações da esquadra 506, ou seja, a esquadra de voo da Força Aérea que opera o avião KC-390. O primeiro foi colocado em São José dos Campos, em São Paulo, no Brasil.
