Pai de Rui Borges: “Dei-lhe os parabéns por ter conseguido ir mais longe do que eu como jogador”
Por sua vez, o antigo selecionador distrital de Bragança conta à TSF que o agora treinador dos leões foi o jogador mais jovem convocado para Torneio “Lopes da Silva” em 1994
Corpo do artigo
O mirandelense Rui Borges foi apresentado, esta quinta-feira, como novo treinador do Sporting. Para a família, em Mirandela, onde o novo treinador dos leões começou a sua curta carreira de treinador, em 2017, este foi um Natal muito diferente, com “uma prenda especial”, mas com pouco tempo para conversar. “Estivemos a jantar todos juntos, mas o telemóvel não parava de tocar e teve de atender algumas pessoas, mas ele já estava muito cansado”, conta o pai à TSF.
Manuel Borges, agora com 69 anos, também ele é um antigo jogador de futebol. Entre o final da década de 1970 e o início de 1990, passou por clubes como Chaves, Varzim, Tirsense, Sanjoanense e Paços de Ferreira. Depois desta notícia, Manuel Borges estava naturalmente orgulhoso. “Quando chegou aqui a casa, dei-lhe os parabéns por ter chegado mais longe do que eu consegui como jogador. Não foi como jogador, mas foi como treinador”, diz.
Apesar de considerar que o filho tem vindo a evoluir bastante, desde que enveredou pela carreira de treinador, confessa que não esperava uma ascensão tão rápida de Rui Borges.
“Pelas conversas que temos tido, percebi que ele está muito acima das ideias que normalmente os treinadores de futebol apresentam e apercebi-me que ele estuda muito as táticas, vê imensos vídeos e adquiriu muitos conhecimentos.”
Manuel Borges recorda que chegou a ser treinador do filho nas camadas jovens do Mirandela. ”Vi logo que tinha capacidades acima da média, teve sempre bons pés para jogar futebol e até tinha condições para ir mais além, como jogador”, admite.
Qualidades que o levaram a ser o jogador mais jovem a participar no torneio Lopes da Silva, em sub-14, no ano de 1994, na altura convocado por Rochinha, selecionador distrital de Bragança. “Já era muito criativo e tinha uma visão de jogo acima da média para aquela idade”, conta o atual treinador da equipa sénior do Murça, no distrital de Vila Real.
Rochinha também chegou a treinar Rui Borges na formação do Mirandela e não esconde o “enorme orgulho” pelo seu percurso. “Sinto-me feliz, porque o sucesso dele também será o meu, porque sempre guardamos uma enorme amizade e continuamos a falar quando ele vem por cá e todos os mirandelenses só podem desejar a melhor sorte do mundo para o Rui”, diz.
Mirandela está orgulhosa de Rui Borges, que após começar a sua carreira de treinador na sua terra Natal, na época 2017/2018, na altura no campeonato de Portugal, sete anos depois vai orientar um dos grandes do futebol português.
