PS indica Marcos Perestrello para vice da AR. Líder parlamentar só quando regressarem membros do Governo
Informação foi avançada por Pedro Nuno Santos aos deputados socialistas e confirmada pela TSF.
Corpo do artigo
Marcos Perestrello será o candidato do PS a vice-presidente da Assembleia da República, anunciou Pedro Nuno Santos aos deputados socialistas e confirmou a TSF. Quanto ao líder parlamentar, será apenas anunciado depois do regresso dos membros do Governo, que cessam funções no início da próxima semana.
O deputado Marcos Perestrello faz parte do secretariado do partido, do núcleo duro de Pedro Nuno Santos. Foi presidente da comissão de Defesa nas duas últimas legislaturas, desde 2019. Antes, no primeiro Governo de António Costa, liderou a secretaria de Estado da Defesa.
O nome do novo líder parlamentar do PS, que sucederá a Eurico Brilhante Dias, será anunciado, ao que tudo indica, no decorrer da semana ou na próxima reunião da bancada socialista.
Na anterior legislatura, que durou apenas dois anos, o líder parlamentar do PS foi Eurico Brilhante Dias, escolhido por António Costa. A vice-presidente do Parlamento, indicada pelo PS, foi a deputada Edite Estrela.
No novo parlamento, o PSD terá 78 deputados (mais um que na anterior legislatura), o PS também 78 (menos 42), o Chega sobe de 12 para 50 parlamentares, a IL mantém os oito deputados e o BE os cinco que já tinha, enquanto o PCP desce de seis para quatro. O Livre cresce de um para quatro e o PAN mantém a sua deputada única. O CDS-PP regressa ao parlamento com dois deputados.