"Caracteriza a alma de um povo." Guitarra portuguesa encanta novas gerações à boleia de Carlos Paredes
A primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa e que é também uma apaixonada pela música de Carlos Paredes, Mariana Martins, garante, através das suas aulas, que as gerações mais novas conhecem o legado do compositor e guitarrista
Corpo do artigo
Mariana Martins descobriu a paixão pela guitarra portuguesa quando estava ainda no quinto ano de escolaridade. Quando entrou no ensino artístico especializado, decidiu seguir os conselhos da mãe e da professora e escolheu aprender a tocar guitarra portuguesa. Logo na primeira aula foi "paixão à primeira nota".
O professor que a acompanhou no início do percurso musical foi o "primeiro licenciado de sempre em guitarra portuguesa" e, em 2021, Mariana Martins seguiu o seu exemplo, tornando-se na primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa, pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A guitarrista afirma que o instrumento "é especial porque caracteriza a alma de um povo".
Em ano de centenário do nascimento de Carlos Paredes, Mariana Martins garante que o guitarrista e compositor serviu de inspiração desde o primeiro dia. "No mundo da guitarra portuguesa, em contexto de ensino oficial, não temos ainda muitos recursos didáticos, não temos muitas partituras, não está muita coisa escrita. Portanto, o primeiro contacto que tive com uma obra composta por guitarra portuguesa foi com 'Verdes anos, de Carlos Paredes", conta. "O meu professor ensinou-me no final do ano letivo as primeiras quatro notas da música e passei o verão inteiro a tocar aquelas notas", lembra.
Hoje Mariana Martins está a terminar o mestrado em guitarra portuguesa, quando é possível dá concertos e dedica-se a dar aulas aos mais novos. Carlos Paredes é um tema indispensável nas aulas. "Peço sempre para ouvirem as músicas dele, que pesquisem sobre ele, e depois peço que me digam qual foi a música que mais gostaram", explica Mariana Martins, que assume que "Verdes Anos" surge sempre no topo das preferências.
Mas é o "Canto de Amor" que conquista os alunos mais difíceis. "Quando eles aprendem esta canção parece que despertam para a música, que conseguem transmitir muito mais as emoções através desta música", relata a guitarrista.
Mariana Martins sublinha o legado deixado por Carlos Paredes: "Divulgou a guitarra portuguesa pelo mundo, temos muito a agradecer-lhe."