Governo cria comissão técnica independente e pede auditoria europeia para avaliar "resiliência do sistema elétrico"
Montenegro explica que da comissão deverão fazer parte sete pessoas: um especialista da área de energia, das comunicações, proteção civil, saúde e outras três indicadas pela Assembleia da República
Corpo do artigo
O Governo vai criar uma comissão técnica independente e pedir uma auditoria europeia para avaliar os sistemas elétricos dos países afetados pelo apagão de segunda-feira, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro.
“Não vamos poupar esforços nos esclarecimentos perante um problema sério que não teve origem em Portugal”, afirmou.
Luís Montenegro falava a meio da segunda reunião extraordinária do Conselho de Ministros em dois dias, na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa, após o corte generalizado no abastecimento elétrico que afetou na segunda-feira Portugal e Espanha.
Perante o apagão, o Governo decidiu criar uma comissão técnica independente que "faça uma avaliação aos mecanismos de reação e gestão desta crise, da resiliência do sistema elétrico e os serviços crítico de comunicação e também da área da Saúde". Montenegro explica que da comissão deverão fazer parte sete pessoas: um especialista da área de energia, das comunicações, proteção civil, saúde e outras três indicadas pela Assembleia da República.
