Reportagem TSF nos EUA: o 25 de Abril também passa pelas eleições norte-americanas
O Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque dedica um ciclo “à revolução em curso no cinema português”, nos 50 anos do 25 de Abril, numa altura em que se joga a democracia nos EUA
Corpo do artigo
Não terá qualquer influência no resultado das eleições norte-americanas, mas o conhecido Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, tem, por estes dias, um ciclo dedicado à “revolução em curso no cinema português”.
A iniciativa celebra os 50 anos do 25 de Abril e coincide com as eleições presidenciais nos EUA, uma vez que decorre até dia 17 de Novembro.
O curador e membro do departamento de cinema do MoMA, Francisco Valente, assume que a escolha do momento não foi inocente. As eleições norte-americanas foram “uma das razões para falar da revolução, de como a liberdade é importante para todos nós. Com certeza que (a democracia) está em questão”, admite Francisco Valente, bastante crítico em relação a Donald Trump.
O português, que trabalhou com a Cinemateca na organização deste ciclo, afirma que se pretende olhar para a “memória da revolução, antes, durante e depois”, num encontro entre “o passado e o presente”. Por isso, aos nomes de Manoel de Oliveira, José Fonseca e Costa, Paulo Rocha ou João César Monteiro, juntam-se realizadores mais jovens, como Miguel Gomes e Catarina Vasconcelos.
No total, são 46 filmes que têm merecido o aplauso do público norte-americano. Até dizem que “não sabiam que Portugal tinha uma história política tão interessante”. Quanto aos espectadores portugueses, alguns comovem-se e o mesmo acontece com Francisco Valente. “É o dia mais bonito da história de Portugal”, afirma, para defender que o 25 de Abril deve ser “um momento de união e libertação”.
Há cinco anos, nos EUA, Francisco votou pela primeira vez nas eleições presidenciais, através do voto antecipado, e espera celebrar a vitória da democracia, nos 50 anos da revolução dos cravos. Afinal, a liberdade e o 25 de Abril também passam pelas eleições desta terça-feira.