Morreu Manuel Sérgio, pioneiro no estudo do desporto e 'mestre' de José Mourinho
Tinha 91 anos
Corpo do artigo
Morreu esta quarta-feira o professor universitário e antigo deputado da Assembleia da República Manuel Sérgio. Tinha 91 anos.
Numa publicação na rede social X, o Instituto Português do Desporto e Juventude destaca o legado de Manuel Sérgio no campo do desporto e expressa condolências à família e amigos.
Manuel Sérgio nasceu, em Lisboa, em 20 abril de 1933. Teve uma vida dedicada ao pensamento e ensino na área do desporto, tendo acompanhado e impulsionado a implementação do Desporto como área de estudo e investigação no Ensino Superior.
A sua tese de doutoramento, Para uma Epistemologia da Motricidade Humana, foi decisiva para a criação de um novo olhar sobre o desporto, a partir da ciência da motricidade humana, em Portugal.
O também filósofo fica ligado ao percurso profissional de alguns dos maiores treinadores portugueses, como José Mourinho ou Jorge Jesus. O treinador do Fenerbahçe utilizou as redes sociais para se despedir do "profe".
Além do desporto, Manuel Sérgio foi deputado na Assembleia da República, entre 1991 e 1995, pelo Partido da Solidariedade Nacional, do qual foi o primeiro presidente.
Em 2019, a Universidade Católica fundou a Cátedra Manuel Sérgio - Desporto, Ética e Transcendência, por iniciativa de José Tolentino de Mendonça, então vice-reitor da Universidade.