Sondagem Autárquicas: Gaia dá vantagem ao regressado Luís Filipe Menezes. PS longe da atual maioria
O candidato da coligação PSD/CDS/IL leva oito pontos de vantagem sobre o socialista João Paulo Correia. A atual gestão camarária passa sem brilho na avaliação dos inquiridos da sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN, embora a maioria considere que Gaia está, hoje, melhor
Corpo do artigo
Há quatro anos, a vitória do PS com Eduardo Vítor Rodrigues foi fulgurante com nove mandatos, mas após várias polémicas e alguns processos judiciais, hoje, na avaliação do desempenho da autarquia, a nota está pouco acima da positiva (11,1%) e o candidato socialista João Paulo Correia está longe dos valores que deram a vitória, em 2021 (regista 33,4% de intenções de voto).
Na liderança desta sondagem em Gaia, está o regressado Luís Filipe Menezes que lidera a coligação que junta PSD, CDS e Iniciativa Liberal e recolhe 41,6% das intenções de voto.
Menezes que já obteve quatro maiorias absolutas à frente da autarquia tem oito pontos de vantagem sobre João Paulo Correia e, embora ainda se registe um empate técnico dentro da margem de erro da sondagem, o antigo autarca é considerado pelos inquiridos como o mais bem preparado (45,8%), aquele que traz melhores propostas e mais de metade considera que será Luís Filipe Menezes a vencer as eleições a 12 de outubro.
A candidatura de Menezes surge, nesta sondagem, como aquela com maior capacidade de segurar o eleitorado, com mais de metade daqueles que afirmam ter votado na coligação a renovar essa intenção e recolhendo ainda a possibilidade de ir buscar votos ao Partido Socialista. Já o PS apenas retém quatro em cada dez dos eleitores.
O candidato apoiado pelo PSD, CDS e IL leva vantagem entre os homens, classe alta e recolhe 30% de apoio entre os jovens. Do outro lado, João Paulo Correia consegue melhor resultado entre as mulheres, os mais velhos e classes mais baixas.
Nesta sondagem sobre as autárquicas em Gaia, o Chega surge em terceiro lugar distante do PS, mas os cerca de 13% de intenções de voto que António Barbosa recolhe triplicam o resultado de há quatro anos. O candidato do Chega é, no entanto, aquele de quem os inquiridos se sentem mais afastados (cerca de 25%).
A CDU com André Araújo (4,1%) está estabilizada, mas a coligação entre Bloco de Esquerda e Livre que, desta vez, concorrem juntos, fica aquém da soma dos resultados que tiveram nas últimas autárquicas (2,3%).
Finalmente, ADN e o recém criado Partido Liberal Social (PLS) recebem 0,5% de intenções de voto, cada um.
Os indecisos rondam os 20% e são sobretudo mulheres, jovens e eleitores da AD.
Gaia melhor, mas desempenho da autarquia passa à risca
Depois de quatro anos de gestão de Eduardo Vítor Rodrigues, mais de metade dos inquiridos (55%) considera que o concelho está melhor, contra os 19% que dão nota negativa, mas quando se pede uma avaliação sobre o desempenho da autarquia, a nota fica-se pelos 11,1 em 20 valores.
Menezes apontado como o provável vencedor das Autárquicas em Gaia
Cerca de 51,4% dos inquiridos acreditam que será o antigo autarca e governante a vencer as eleições de 12 de outubro e Luís Filipe Menezes é apontado nesta sondagem como aquele que está mais bem preparado por 45,8% dos inquiridos.
Neste parâmetro, João Paulo Correia recolhe apenas 20%, mais ou menos a mesma percentagem que diz que o candidato socialista sairá vencedor nas eleições.
A campanha oficial arranca no dia 30 de setembro, mas as candidaturas já estão no terreno e as opiniões dividem-se sobre se têm sido esclarecedoras: 34% dos inquiridos não sabem, 24% afirmam que estão “mais ou menos” esclarecidos, 22% garantem que sim, enquanto outros 20% respondem que não.
E qual é o perfil destes inquiridos? Quase metade situa-se no centro (44%), 22% assumem-se de direita e 14% sente-se de esquerda.
Ficha Técnica
A sondagem foi realizada pela Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN.
O trabalho de campo, com recurso a entrevistas telefónicas, decorreu entre os dias 1 e 7 de setembro. Foram recolhidas 500 entrevistas entre maiores de dezoito anos recenseados no concelho de Vila Nova de Gaia. Foi feita uma amostragem mista estratificada por freguesia, género e idade. À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 4,47%.