Realizador palestiniano vencedor de um Óscar por "No Other Land" atacado por colonos judeus e preso
“No Other Land” relata a luta dos habitantes de Masafer Yatta para impedir os militares israelitas de demolirem as suas aldeias
Corpo do artigo
Colonos israelitas agrediram na segunda-feira Hamdan Ballal, um dos correalizadores palestinianos do filme vencedor de um Óscar pelo documentário “No Other Land”, na Cisjordânia ocupada. Ballal foi depois detido por militares israelitas, avançaram ativistas no local.
Dezenas de colonos atacaram a aldeia palestiniana de Susiya, na zona de Masafer Yatta, destruindo bens, informou o grupo de ativistas Center for Jewish Nonviolence.
Os colonos atacaram Hamdan Ballal, um dos correalizadores do documentário, deixando a sua cabeça a sangrar, disseram os ativistas.
Enquanto Ballal estava a ser tratado numa ambulância, soldados detiveram-no a ele e a um segundo palestiniano, adiantou o grupo. O seu paradeiro é agora desconhecido.
O filme “No Other Land”, que ganhou este ano o Óscar de melhor documentário, relata a luta dos habitantes de Masafer Yatta para impedir os militares israelitas de demolirem as suas aldeias.
O filme tem dois correalizadores palestinianos, Ballal e Basel Adra, ambos residentes em Masafar Yatta, e dois realizadores israelitas, Yuval Abraham e Rachel Szor.
