"Prova de força da economia." Investimentos da AICEP em 2024 vão criar mil postos de trabalho na próxima década
O ministro da Economia, Pedro Reis, revela que a Agência para o Investimento e Comércio Externo em Portugal contratualizou 420 milhões de euros em investimentos no ano passado
Corpo do artigo
O ministro da Economia garantiu, este domingo, que a Agência para o Investimento e Comércio Externo em Portugal (AICEP) assegurou no ano passado investimentos que vão representar mil postos de trabalho no país ao longo da próxima década. Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Pedro Reis revelou que estes contratos refletem investimentos superiores a 400 milhões de euros.
"Posso anunciar que a AICEP contratualizou 420 milhões de euros de investimento em 2024. Isto quer dizer um contrato entre os promotores privados e o Estado. É investimento assegurado que se vai agora desenvolver na economia. São contratos para os próximos dez anos que começarão já a ser executados no próximo ano", afirmou o governante, sublinhando que esta "é uma prova de força da economia portuguesa".
"Só em termos diretos estamos a falar da criação de mil novos postos de trabalho, o que é importante, impactante, é um sinal fortíssimo para o exterior", adiantou.
Pedro Reis avançou ainda que estes investimentos vão trazer indústria para o país, referindo que há "situações de investimentos acima de cem milhões de euros e, depois, há grupos de investimento e projetos de 20, 30 e 40 milhões de euros". O ministro da Economia assegurou que estes investimentos vão permitir a criação dos novos postos de trabalho "em áreas completamente diversas" e serão "distribuídos regionalmente pelo país, muito de cariz industrial acoplado com serviços e com tecnologias".
"É tudo o que interessa à economia portuguesa", acrescentou.
