Polícia Marítima realiza operação de fiscalização à pesca da sardinha em todo o país para "garantir sustentabilidade da espécie"
Em Matosinhos estão empenhados 12 operacionais com cinco viaturas e a nível nacional estão destacados 72 operacionais, seis embarcações, seis viaturas da Polícia Marítima e seis viaturas descaracterizadas
Corpo do artigo
A Polícia Marítima está esta quarta-feira de manhã a realizar uma operação de fiscalização à pesca da sardinha em várias zonas do país, incluindo na doca de pesca de Matosinhos, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
O comandante regional da Polícia Marítima do Norte, Rui Lampreia, adianto que a operação de fiscalização aos barcos de pesca começou às 05h00 desta quarta-feira na Docapesca de Matosinhos, no distrito do Porto, e envolve dez operacionais, com o apoio de quatro viaturas.
Em declarações à TSF, Rui Lampreia explicou que o objetivo é perceber se as quantidades de pesca a bordo "estão a cumprir com as diretivas europeias e nacionais", para evitar que haja "sobrepesca e desperdício", garantindo a "sustentabilidade da espécie".
De acordo com a mesma fonte, no âmbito da operação de fiscalização estão a ser verificados tamanhos mínimos da sardinha, quotas disponíveis, registos eletrónicos em diário de pesca, bem como a verificação de toda a documentação a bordo.
Em Matosinhos estão empenhados 12 operacionais com cinco viaturas e a nível nacional estão destacados 72 operacionais, seis embarcações, seis viaturas da Polícia Marítima e seis viaturas descaracterizadas.
A operação envolve os três comandos regionais: norte, centro e sul.
