À TSF, Nuno Pinto, da organização, refere que "a decisão foi tomada em conjunto com a Proteção Civil e os bombeiros"
Corpo do artigo
O Caramulo Sprint, uma prova de automobilismo agendada para o próximo fim de semana, foi adiado para outubro devido aos incêndios, tendo em conta que é uma prova de montanha, anunciou este domingo a organização. Em declarações à TSF, Nuno Pinto, da organização, afirma que se tratou de um adiamento determinado por uma questão de segurança.
"A decisão foi tomada em conjunto com as entidades competentes, Proteção Civil e bombeiros. Dada a situação em que o país atravessa e todos os estados de alerta que se foram somando, decidiu-se que era mais sensato, uma vez que também se trata de uma prova que é uma prova candidata a um campeonato nacional, que fosse adiada para não sobrecarregar, principalmente, os bombeiros, porque estão cansados e estão muito ocupados", explica à TSF Nuno Pinto, sublinhando que, para já, as inscrições estão suspensas e aguarda-se, agora, o anúncio de uma nova data.
“Considerando o estado de alerta de risco de incêndio em que o país se tem mantido nas últimas semanas e que a prova se desenvolve numa área de floresta, foi entendimento unânime das diversas entidades e organismos que neste momento não é passível garantir a reunião de todos os meios de segurança e prevenção necessários para a realização do evento em 23 e 24 de agosto”, anunciou a organização em comunicado.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a organização diz que, desta forma, “não resta alternativa senão adiar o Caramulo Sprint 2025 para o próximo mês de outubro, em data a confirmar”.
“Ainda que uma decisão destas, numa data já tão próxima da prova acarrete diversos constrangimentos à organização, de forma alguma podemos colocar em risco a segurança das pessoas e da nossa floresta, que tão fustigada tem sido neste verão”, justificou.
A Caramulo Sprint iria decorrer no próximo fim de semana, na sua primeira edição, que é candidata ao campeonato de Portugal de Montanha, disse à agência Lusa um dos responsáveis, Nuno Pinto.
A prova irá decorrer na serra do Caramulo, concelho de Tondela, distrito de Viseu.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração de situação de alerta, em vigor até domingo.
Os fogos provocaram um morto e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
