Vinhos verdes, gastronomia e concertos integram apelativo cartaz da 3.ª edição do Essência Festival, que decorre dias 28 a 30 de junho nos jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto
Corpo do artigo
A presença de 40 produtores de vinho verde, oriundos das nove sub-regiões da Região Demarcada mais a norte de Portugal reflete a dimensão do Essência Festival, em evento com programa alargado a outras áreas e enriquecido com atividades para todas as idades, o que torna este evento ideal para as famílias.
As provas de vinho verde – brancos, rosés, tintos e espumantes –permitem avaliar a diversidade de uma região onde são produzidos vinhos com vários perfis.
Nas 'Conversas sobre Vinhos' e nos 'Wine Games', provadores da Revista de Vinhos ajudam a perceber as caraterísticas de um produto tão apreciado.
Gastronomia em destaque
O programa tem ainda uma relevante componente gastronómica, com a presença de renomados chefes de cozinha e de restaurantes com variadas propostas: António Vieira (restaurante Wish) vai confecionar Tripas à Moda do Porto, em representação da respetiva Confraria Gastronómica e Renato Cunha (restaurante Ferrugem, Famalicão) aposta em 'Ir com sede ao pote’ para cozinhar em potes com lume no chão.
Casa Vegetariana, Os Lusíadas e Madureira’s ampliam a oferta. Em cada dia, há o Banquete elaborado por um chefe do estrelado firmamento Michelin: Rui Paula (28 de junho, duas estrelas na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira); Vítor Matos (29 de junho, duas estrelas no Antiqvvum, Porto) e Arnaldo Azevedo (30 de junho, uma estrela no Vila Foz, Porto).
Em paralelo, decorrem sessões de ‘show cooking’ protagonizadas por Aurora Goy (restaurante Apego, Porto, no dia 28); Renato Cunha (restaurante Ferrugem, Famalicão, dia 29); Rui Martins (restaurante Culto do Bacalhau, Porto, dia 29); Rita Magro (restaurante Blind, Porto, dia 30) e Joana Barrios (domingo, dia 30).
As Ostras sobre Rodas e a Quinta do Fumeiro marcam igualmente presença, bem como a Segreti, com sorvetes de Alvarinho, Loureiro, Avesso e Vinhão.
Por sua vez, Cristina Manso Preto, com participações televisivas e autora de úteis livros de receitas, desafia os mais experimentados e os aspirantes em divertidas ‘Aulas de Cozinha’.
Concertos marcam o ritmo
A componente musical do Vinhos Verdes/Essência Festival é assegurada, a abrir, pela Orquestra Bamba Social (dia 28, às 21h30 horas); No dia seguinte, sobem ao palco, Joana Almeirante (às 16h00 horas) e Insert Coin (às 21h30 horas). Por último, no domingo, (dia 30 de junho), é a vez de atuarem Tiago Nacarato (às 16h00 horas) e Jéssica Pina (às 19h00 horas).
Horário
O horário do Vinhos Verdes/Essência Festival organizado pela Essência Company, com o apoio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Câmara Municipal do Porto, é o seguinte: dia 28 (6.ª feira), entre as 17h00 e as 24h00 horas; no sábado, entre as 12h00 e as 24h00 horas. No último dia (domingo), as portas dos jardins do Museu Nacional Soares dos Reis abrem às 12h00 horas e encerram às 22h00 horas.
Mais informações em: www.essenciafestival.com
