
Mesa de Voto
dr
Para as eleições de 5 de Junho, o Estado vai gastar oito milhões de euros só no pagamento ao pessoal destacado para as mesas de voto. A ANAFRE defende que este trabalho devia ser voluntário.
O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira sublinhou, em nome individual, não ter dúvidas em assumir que se devia cortar na despesa com o pessoal destacado para as mesas de voto.
«Não tenho nenhum problema em assumir que porventura este trabalho devia ser de voluntariado, uma acção cívica naquele dia, poupando esse dinheiro à República», declarou.
As mais de cem mil pessoas que vão estar nas mesas de voto, no próximo domingo, vão receber cada uma 76,32 euros. Contas feitas, só nesta parcela, as eleições vão custar mais de oito milhões de euros ao Estado.
Armando Vieira admitiu que o pagamento é feito com atraso. Por exemplo, os pagamentos das eleições de Janeiro só foram feitos na passada semana, mas o presidente da ANAFRE acredita que os problemas das presidenciais não vão repetir-se a 5 de Junho.
«Desta vez não haverá nada a dizer quanto à organização do acto. Todos os cidadãos que mudaram de residência foram notificados, portanto não há razão para haver nenhum tipo de anomalia», frisou.
O presidente da ANAFRE garantiu ainda que as freguesias estão a postos para as eleições legislativas e nem sequer há noticia de boicotes.
«Por vezes acontece que somos avisados por antecipação, mas desta vez não chegou à ANAFRE nenhum anúncio de boicote ao processo eleitoral que aí vem», referiu Armando Vieira.