No espaço de cinco horas, várias zonas do Sul de França sofreram inundações como não se viam desde há quase 130 anos.
Inundações provocadas por chuvas violentas causaram, esta segunda-feira, a morte a pelo menos cinco pessoas no departamento francês de Aude.
Uma mulher "foi arrastada pela água em Villardonnel" e duas pessoas desaparecidas foram encontradas sem vida em Villegailhenc, informou o autarca local, Alain Thirion, ao canal noticioso francês BFMTV.
Com mais de 250 intervenções dos bombeiros registadas durante a noite, o departamento de Aude, perto da região de Toulouse, foi particularmente afetada, já que, no espaço de cinco horas, entre 160 e 180 mm de água caíram sobre Carcassonne, uma situação que não se vivia desde 1891, segundo a AFP.
Há cerca de "quinze municípios numa situação delicada e seis numa situação preocupante", segundo o autarca.
Os municípios de Villemoustaussou, Villegailhenc e Conques apresentam níveis superiores a dois metros de água, enquanto Villardonnel, Floure e Trèbes são as cidades que sofreram maior impacto.
"É absolutamente necessário evitar andar de carro", disse Alain Thirion, lembrando que a maioria das estradas foi cortada e a autoestrada está "numa situação delicada".
O departamento de Aude foi colocado, esta manhã, em alerta vermelho por causa das fortes chuvas que resultaram no corte de muitas estradas, informou a Météo France.