Sociedade

Casa Sousa: pitéu minhoto em casa popular

© Direitos Reservados

O arroz de sarrabulho é especialidade que deu fama a um restaurante muito popular nos arredores de Vila Nova de Famalicão. Casa muito simples, onde tudo é prático, com vários espaços, regra geral lotados por uma clientela que aprecia as doses generosas.

O Minho é uma região de contrastes, território onde a ruralidade se confunde com áreas densamente industrializadas. O vasto concelho de Vila Nova de Famalicão, líder da região em exportações, é bem o retrato de uma região onde Camilo Castelo Branco escreveu parte significativa de uma obra imensa.

Desde então, o desenvolvimento do burgo famalicense gerou acentuada expansão urbanística, de tal modo que Mouquim já está no limiar do perímetro citadino.

A freguesia, hoje parte integrante de um trio de autarquias unido por decisão administrativa, é bem o retrato do desordenamento que se observa Portugal fora, ainda que de modo mais evidente a norte.

Entre unidades fabris, algumas encerradas e terrenos de cultivo, em local improvável, há uma moradia que funciona como restaurante. No início era um café, já lá vão 30 anos, quando José da Silva Sousa, com carreira profissional numa multinacional e futebolista nas horas vagas, encarou o desafio: alargou a oferta de petiscos, com a mulher, oficiando na cozinha após ter abandonado atividade numa unidade fabril.

A coisa foi correndo bem e o Restaurante Sousa tornou-se realidade. Popular, é certo, mas com tal índice de frequência, que o espaço cresceu e foi transformado em salas sem primores decorativos.

Há algo de caótico em todo aquele conjunto onde uma clientela heterogénea chega a fazer fila para saborear alguns pitéus que fazem parte da ementa da região.

Ali, luxos não há, muito menos ambiente calmo. O serviço desenrola-se com rapidez, por vezes num corre-corre que entontece. É uma casa de comeres regionais, onde as especialidades justificam a deslocação, na maior parte dos casos, mediante encomenda.

É o caso do arroz de sarrabulho com rojões. A justificar, plenamente, nota máxima, tal a excelência da aprimorada confeção deste prato que é um cartaz limiano.

Os rojões, carne macia, muito tenra, a desfazer-se na boca, são complemento ideal de um arroz de eleição para os apreciadores.

No lote dos pitéus mais emblemáticos, por assim dizer, perfilam-se outro prato icónico do Minho - o bacalhau à moda de Braga, sucessor do tradicional à Narcisa -; arroz de frango pica no chão e o cabrito assado, figura grada dos fins de semana.

Sobremesas de fabrico caseiro, que podem incluir bolo-rei acabadinho de sair do forno.

Garrafeira limitada.

Serviço despachado neste restaurante popular, de doses muito fartas que agradam a uma clientela que aprecia o género deste tipo de de casas, onde impera uma cozinha em larga escala. De onde saem, todavia, alguns pitéus que justificam a escolha. Restaurante Sousa, em Mouquim, Vila Nova de Famalicão.

Onde fica:
Localização: R. Dr. Orlando Guimarães 217, 4760-908 Vila Nova de Famalicão (Balaída, Mouquim)
Telef.: 252 312 295