A memória que temos dos outros está inscrita numa sub-região do hipocampo no nosso cérebro. Chama-se CA 2 e tem sido pouco estudada. Foi precisamente isso que atraiu Torcato Meira, de 26 anos, aluno de Medicina da Universidade do Minho.
A investigação sobre a memória social da autoria de Torcato Meira pode trazer novas ferramentas ou abordagens terapêuticas para os sintomas sociais de doenças como o Alzheimer e a esquizofrenia.
O trabalho debruça-se sobre o modo como produzimos memórias de outras pessoas e sobre o funcionamento das estruturas cerebrais envolvidas neste processo. O resultado da investigação foi revertido num artigo cientifico publicado, na terça-feira, pela revista Nature Communications.
Já em 2014, no mesmo laboratório da escola de Medicina da Universidade do Minho, foram feitos estudos iniciais sobre a sub-região do hipocampo CA2, mostrando a relevância desta área para as tarefas de memória social, num artigo também publicado na Nature, em que são utilizadas técnicas de inibição permanente desta região. Neste recente estudo, os autores mostram agora que perante uma inibição aguda de CA2 (ou seja, uma inibição temporária e reversível) a memória social é também afetada.