Sociedade

S. Pedro é patrono de taberna na Afurada

Taberna S. Pedro/Facebook

A povoação ribeirinha da Afurada, conhecida pela forte ligação ao mar, é hoje muito procurada por turistas, o que se reflete na restauração local, até nos estabelecimentos mais tradicionais.

Na margem esquerda do Douro, quase na embocadura com o mar, desde o início do século XVI que se estabeleceu uma comunidade piscatória, que lançou os alicerces da Afurada.

É uma castiça freguesia gaiense, de casas forradas a azulejos policromáticos, ruas com roupa a secar, vasos às portas e, aqui e ali, o cheiro a peixe na grelha e e a fumarada a elevar-se no ar.

A relação com o mar é quase umbilical e de vizinhança com o rio, atravessado durante décadas pelas lanchas, assim chamadas, Flor do Gás e Flor do Douro. Ambas estabeleciam a ligação ao cais do Ouro, em Lordelo, travessia hoje feita noutro figurino.

Também a Afurada se apresenta de cara lavada, para receber cada vez mais turistas. A marina veio dar um ar mais cosmopolita à localidade, cujo património está condensado no moderno centro interpretativo.

Perto, a Taberna do S. Pedro é um dos restaurantes que se destaca, muito em particular pela localização e pela esplanada, com os grelhadores mesmo ao virar da esquina, na rua onde outro espaço, tipo arraial, dá continuidade à casa-mãe, que mantém o nome de taberna.

Todavia, estabelecimentos deste género, outrora marcados pelo caráter genuíno, são já muito raros.

A modernidade tomou conta deste e de outros espaços de restauração, virados para o turista, o que se reflete nos preços praticados, sem que a qualidade tal justifique.

A sala é acolhedora, com mesas e cadeiras em tons de branco; paredes com lambris em azulejo e decoração à base de motivos e objetos ligados ao mar e fotos, a preto e branco, da Afurada de outras eras.

Toalhas e guardanapos em papel, baixela normal.

A ementa é baseada no peixe, uma imagem de marca da restauração local dada a ligação ao mar.

Parcas opções entradeiras - pataniscas de bacalhau, queijo, saladas e camarão da costa; mais alargadas, as propostas de peixe:

Na grelha, robalo, dourada, linguado, rodovalho, mas há espetadas de lulas ou de gambas, ou um mix de ambas; chocos com e sem tinta, lulinhas,

As sardinhas - dose com oito exemplares - não justificaram o preço elevado.

Nos pratos de carne, apenas três opções: costeletão, entremeada e costelinha.

Nas sobremesas, impera a trivialidade: do bolo de bolacha ao leite-creme e ao corriqueiro doce da casa.

Garrafeira suficiente. Serviço simpático na Taberna do S. Pedro, na Afurada, Vila Nova de Gaia.

Localização: Afurada (Vila Nova de Gaia)

Telef.: 916 839 255

Redação