Foi no ano passado que a Google lançou, no mercado norte-americano, os "livros de fotos". Já em agosto de 2018 essa hipótese cruzou o Atlântico e chegou ao Reino Unido. Hoje espalha-se por mais uns territórios e Portugal está entre os eleitos.
Trata-se de um serviço que funciona aliado à excelente ferramenta que é o Google Photos e que dessa forma permite transformar as imagens digitais que estão aí alojadas em fotografias a sério. Em papel.
Cada utilizador pode encomendar a quantidade de livros que entender - basta ter dinheiro - e para além da escolha das fotos a serem incluídas em cada álbum, há que decidir também o tipo de capa: se for dura... o livro terá uma dimensão de 23 x 23 centímetros. Se a opção for um álbum de capa mole, as dimensões são menores 18 por 18 cm. Mas não é só o tamanho que diminui. Nesta opção, um livro de 20 páginas custa 13 euros, com cada página extra, ou seja, com cada fotografia a mais, a valer 50 cêntimos.
O álbum de capa dura e maiores dimensões é também mais caro: 23 euros por 20 páginas, com um acrescento de 70 cêntimos por página até um total de 100.
O envio não está incluído, mas só há duas hipóteses: 6 euros com entregas entre 7 a 10 dias e 14 euros para os envios urgentes.
Para ter acesso à novidade há que instalar no telemóvel a versão mais recente do Google Fotos ( Android ou iPhones), ou então, no computador ir site e clicar em Livros de Fotos.