Ciência e tecnologia

Não há como o negar, o Huawei Mate20 Pro é excelente

Rui Tukayana / TSF

Já faltam menos de 48 horas para a Huawei lançar em Portugal o Mate20 Pro e quem teve acesso antecipado ao equipamento sabe que quem o comprar não se vai arrepender.

A autonomia é provavelmente a melhor que se encontra no mercado, o leitor de impressões digitais incluído no ecrã - uma novidade quase absoluta mesmo a nível mundial - funciona muito bem e não falha. Ainda do lado muitíssimo positivo: o ecrã (6,39") bestial, a rapidez do equipamento e a qualidade de construção, perfeitamente ao nível da Apple.

As reticências ficam do lado do software que a Huawei instala sobre o Android 9, chama-se EMUI, e é demasiado proeminente. Depois, e para além do preço, há que olhar para a forma como a Huawei decidiu incluir espaço para armazenamento extra: o cartão de memória "nanoSD" é um formato desenvolvido pela própria fabricante chinesa que se arrisca a não ser um standard da indústria. Seja como for, estes são lamentos que parecem peanuts ao lado do excelente desempenho do equipamento e da câmara principal (que é composta por três lentes) capaz de tirar fotografias em formato grande angular, mas também com um zoom ótico de três vezes.

E depois, claro, há o design que é estupendo, a forma confortável como assenta na mão e aquela cor "twilight" que é a mais bonita que existe em qualquer telemóvel do mundo.

Mas não sou sou eu a achar que o o Mate20 Pro da Huawei é excelente. O site Tech Radar, dá-lhe 4 estrelas e meia e diz que "a Huawei já está a par daquilo que a Apple e a Samsung fazem de melhor", o diário britânico Guardian escreve que "o Mate20 Pro é notável". Um telemóvel, lembra o jornal, que "até pode carregar sem fios outros equipamentos". Ainda em Londres, o Daily Express é taxativo: "tudo o que o seu telemóvel faz... este faz melhor".

O GSM Arenaafirma que "quem viaja muito, ou tira muitas fotos, nem precisa de olhar para mais lado nenhum", o Huawei Mate20 Pro é o "melhor companheiro de viagem". Só mais esta: O 9 to 5 Google diz que tanto a câmara, como a autonomia do Mate20 Pro "são de se ficar maluco". Para o site, a este telemóvel" só lhe falta ser capaz de lavar a louça".

Chega depois de amanhã a Portugal, mas quem o reservar já, por 1050 euros, recebe o smartwatch Huawei Watch GT que a marca chinesa vende por 300 euros.