Cultura

"Lisboeta". Uma viagem por pratos já muito antes navegados

Twitter Nuno Mendes

Um livro que é uma declaração de amor à cidade de Lisboa, assinada pelo chef Nuno Mendes.

Em Londres ele é Méndez, Nuno Méndez. Em Lisboa, a cidade onde nasceu, o chef passa incógnito pelas rua. Há 15 anos em Londres, ainda pensou ser biólogo marinho, mas o mar enrolou-o na cozinha.

É no coração da capital portuguesa que nos apresenta o livro agora lançado em Portugal. Rua das Pedras Negras, um pouco acima da Sé, ao dobrar da esquina, no n.º 37, fica a Prado Mercearia. Ao lado do restaurante com o mesmo nome, do chef António Galapito, antigo colaborador de Mendes na Taberna do Mercado, na capital inglesa.

E se o livro nos leva à descoberta dos sabores e dos cheiros da cidade, se o livro nos fala de tascas e de luz, de mercados e de pastéis, de produtos sublimes e de imaginação. Se nos mistura os sentidos com abundância de condimentos, como a canela ou os coentros, nos serve salgados quentinhos com uma lambreta, ou salada de tomate com morangos... se estas páginas, que fotografam comida e lugares de Lisboa, nos desafiam as papilas gustativas e nos enfeitiçam o olhar. O melhor mesmo é partir à descoberta da cozinha de Lisboa. E das receitas do chef.

A tradição ainda é o que era, mas podemos sempre acrescentar, salpicar, criar. "O céu é o limite e a imaginação deve ganhar asas" - é o tempero de Nuno Mendes para esta conversa.

"Mãos" é o mais recente projeto do chef que, na capital britânica, continua a gerir o restaurante de luxo Chiltern Firehouse. A abertura de um restaurante em Lisboa já está no mapa para 2019. Até lá, podemos comer com os olhos e ficar com água na boca.

Teresa Dias Mendes