Saúde

Há um município nos Açores onde a luta contra a obesidade se faz no mar

Gabi Jones walks along a pier during a photo shoot for her website in a suburb of Denver April 12, 2010. Jones (not her real name) weighs 502 pounds and is an advocate of fat acceptance, using her modelling to inspire those who have low self-esteem. Picture April 12, 2010. REUTERS/Rick Wilking (UNITED STATES - Tags: HEALTH SOCIETY) - GM1E64U1R1V01 REUTERS

Em Lagoa, nos Açores, as crianças do 7.º ano fazem, uma vez por semana, atividades no mar.

Os Açores são a região do país com maior índice médio de obesidade, mas há municípios empenhados em dar a volta às estatísticas. É o caso de Lagoa, que pertence à, que combate o excesso de peso dentro de água.

"O município está a desenvolver aqui um esforço em adequar instalações, mas também a desenvolver projetos comunitários. Exemplo disso é o projeto náutico. As crianças, em vez de terem aulas de educação física no pavilhão, vão uma vez por semana para atividades de mar. Este projeto é feito a nível nacional, mas aqui em Lagoa é um desafio e está a começar este ano para todas as crianças do 7.º ano.", diz Pedro Tavares.

O coordenador da área do desporto da Câmara Municipal explica que, na região, a obesidade atinge, entre os 30 e os 50 anos, 25% da população. E destes 25%, metade tem apenas o 2.º ciclo.

Pedro Tavares adianta ainda que "os estudos indicam que 8,8% é o número recorde a nível nacional, cuja média anda à volta dos 5%, ao nível da taxa de participação desportiva. Daqui, é também surpreendente que 29% das mulheres representem um recorde na região autónoma dos Açores a nível da participação desportiva."

Sara Beatriz Monteiro