O Teatro do Bairro, no Bairro Alto, em Lisboa, tem em cena, O Mundo É Redondo, com encenação de António Pires, uma peça de Gertrude Stein.
Gertrude Stein regressa ao teatro do Bairro com este texto escrito para crianças, ou talvez seja melhor dizer escrito para uma criança e que nesta versão de António Pires é evidentemente para todos com os adultos nas primeira filas. Gertrude Stein tem aqui um jogo das palavras que a tradutora deixou, ficaram em inglês como a Rose is a Rose is a Rose, is a Rose, is a Rose. O som das palavras é importante neste mundo é redondo de Gertrude Stein e por isso na tradução muitas vezes ficam lá as palavras que só assim soam ao que soam. Palavras que se juntam, dançando neste texto que apesar de tudo e nesta encenação, de António Pires também se impõe os movimentos dos actores e atrizes como uma coreografia dançando entre as palavras numa réstia de narrativa, sim há aqui talvez uma história a de Rosa, Rose que encantado com o azul sobe à montanha azul com uma cadeira de jardim azul, ou talvez não, nada seja assim como as vemos. Aqui a perfeição é redonda, como o mundo é redondo, ou como uma miúda tomas os caminhos iniciáticos de um mundo que é assim Rose is a rose is a rose is a rose.
Tradução: Luísa Costa Gomes; Encenação: António Pires; Interpretação: Rita Loureiro, Solange Santos, Carolina Campanela e Isadora Alves; Cenografia: João Mendes Ribeiro, Figurinos: Luís Mesquita, Direcção Musical: Paulo Abelho Música Original: Miguel Sá Pessoa; Apoio Vocal: Paulo Brandão; Movimento: Paula Careto; Apoio para a Língua Inglesa: Carole Garton; Luz: Rui Seabra; Caracterização: Ivan Coletti; Costureira: Rosário Balbi; Assistente de iluminação: Cláudio Marto, Assistente de som: Guilherme Alves, Construção de cenário: Fábio Paulo, Ilustração: Joana Villaverde, Produção executiva: Ivan Coletti, Comunicação: Maria João Moura, Administração de Produção: Ana Bordalo, Produtor: Alexandre Oliveira,Agradecimentos: Turismo de Lisboa, Produção Ar de Filmes/Teatro do Bairro
O Mundo É Redondo, é o novo espectaculo do Teatro do Bairro, e está no bairro alto em Lisboa, de quarta a sábado às 21h30 e aos domingos às 17h00, ainda até 18 de Novembro.