Cultura

Universidade e teatro unidos em homenagem a Maria Velho da Costa

Direitos Reservados

A Universidade do Porto e o Teatro Nacional S. João uniram-se em homenagem aos 80 anos de Maria Velho da Costa, com o colóquio internacional "Saber de Mim Sabendo das Coisas".

É um encontro promovido pelo grupo "Intersexualidades" do Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com o Teatro Nacional de São João. Um colóquio a propósito dos 80 anos de Maria Velho da Costa, "autora de romances, de contos, de peças de teatro e guiões para o cinema.

"Este colóquio pretende ouvir a opinião de jovens investigadores, muitos dos participantes estão a desenvolver teses de mestrado e de doutoramento sobre a obra de Maria Velho da Costa", explica à TSF o professor Daniel Floquet, um dos organizadores desta homenagem.

O organizador explica que o nome do colóquio vem do "título de um dos romances de Maria Velho da Costa, chamado "Casas Pardas""." Acreditamos que é uma forma interessante de mostrar às pessoas (...) a obra da autora. Este colóquio não é uma celebração académica, mas uma forma de divulgar esta autora importantíssima da segunda metade do século XX da literatura portuguesa", disse.

Daniel Floquet defende que a autora continua atual, tendo muito a dizer sobre a situação política do momento. "Maria Velho da Costa é conhecida como a escritora da linguagem, cujo foco da própria obra é a língua portuguesa em si. Mas isso, às vezes, pode mascarar o facto de que também é uma escritora muito política. A obra de Maria Velho da Costa é uma obra de dimensão política muito forte e essa é uma das bases da sua escrita. As obras inserem-se na dimensão social de Portugal e do mundo".

Esta terça-feira realizam-se vários debates, onde será abordada "a ligação da obra de Maria Velho da Costa com outros escritores portugueses; a ligação com o cinema português, etc".

A homenagem aos 80 anos de Maria Velho da Costa termina com uma leitura encenada da obra "Meninas exemplares", no Teatro Nacional de São João, que também promove esta homenagem.

Rute Fonseca