Saúde

Mulheres portuguesas entre as que vivem mais anos sem saúde

A woman holds the hand of her mother who is dying from cancer during her final hours at a palliative care hospital in Winnipeg July 24, 2010. Picture taken July 24, 2010. REUTERS/Shaun Best (CANADA - Tags: HEALTH) - GM1E69F1TP401 REUTERS

Portugal está entre os países europeus com maior esperança de vida à nascença, mas as mulheres portuguesas são das que apresentam maior percentagem de anos vividos com pouca saúde ou limitações físicas.

No relatório anual sobre saúde na Europa da OCDE - "Health at a Glance", Portugal surge ligeiramente acima da média europeia quanto à esperança de vida à nascença, que, em 2016, situava-se em 81,3 anos (mais três meses que a média).

Como na generalidade dos países, em Portugal as mulheres apresentam valores mais elevados de esperança de vida à nascença (84,3 anos). Contudo, quase um terço dos anos vividos pelas mulheres em Portugal são-no com limitações de saúde.

Aos 65 anos, as mulheres portuguesas têm uma esperança de vida ainda de 21,8 anos, mas 71% deles serão vividos com limitações.

É uma das percentagens mais altas de anos vividos com limitações físicas do conjunto de 28 países da União Europeia, cuja média é de 53% de anos de vida com menos saúde a partir dos 65 anos.

No caso dos homens, aos 65 anos os portugueses apresentam uma esperança média de vida de mais 18 anos, sendo que 57% serão vividos com limitações físicas ou de saúde, quando a média europeia é de 46%.