Começa esta tarde de sexta feira uma projeção de vídeo maping para mostrar a história do fado, na frontaria do Museu, em Alfama, em Lisboa.
fado ao piano, lá está a guitarra na parede, instrumento de época e o piano, onde tantas vezes se tocou e cantou fado, quando os aristocratas também queriam experimentar as emoções daquela canção das tabernas, com cheiro a vinho e a vida mundana. É a diretora Sara Pereira que faz de cicerone, subindo para as várias salas do museu do fado, logo ali Malhoa, se o fado tem uma imagem? é aquele quadro. O fado que já tem tantos anos, pelo menos desde os finais do seculo XIX, só tem museu há vinte anos, mas é um lugar onde todos se juntam, participam, dão, é essa união que se vê nos três grandes painéis de fotos, cartões de visita da entrada do museu que percorro com a diretora Sara Pereira. A partir desta noite de sexta, a fachada do museu ficará pintada, três vezes por dia com fado, é um vídeo maping, com as vozes e as caras e os sons do fado.
24 nov | Gaspar, cd "Gaspar" sai pela editora Museu do Fado, Apresentação no Pequeno Auditório CCB, 24 de novembro, 21h00, 23 a 27 nov | Video Maping no edifício do Museu do Fado, 23 nov a 31 dez | Exposição de Maria Teresa de Noronha
São vinte anos de museu, são muitos anos de fado que só há sete, faz 27 de novembro sete anos que o fado é do mundo inteiro, assinado pela Unesco com património de todos, silencio que se vai ouvir falar de fado.