Política

Acesso à reforma antecipada alargado aos trabalhadores da transformação da pedra

Vila Viçosa, 16/11/2016 - Decorreu na zona de Estremoz e Vila Viçosa uma reportagem sobre pedreiras e toda a industria do mármore no Alentejo Pedreira explorada por Antonio Galego & filhos (Orlando Almeida / Global Imagens) Orlando Almeida / Global Imagens

Governo vai colocar proposta do PCP em prática.

O PCP conseguiu, esta quinta-feira, que o Governo assuma o compromisso de alargar o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores da transformação da pedra e das lavarias de minério.

A medida que estava presente da proposta do Orçamento do Estado para 2019 incluía apenas os trabalhadores da indústria da extração e os mineiros de fundo no que diz respeito ao acesso antecipado às pensões.

À TSF, a deputada comunista Rita Rato sublinha que esta foi uma negociação dura e que esta é uma vitória que reconhece, também, a violência destas profissões.

"É o reconhecimento da grande penosidade deste trabalho na saúde e no corpo destes trabalhadores", considerou a deputada comunista.

O partido entende que esta vitória é o resultado de "uma longa luta", que representa uma "elementar justiça" para os trabalhadores da transformação da pedra.

Gonçalo Teles