Sociedade

Semea portuense com muita qualidade

© Facebook/SemeabyEuskalduna

É o «filho» do aclamado Euskalduna, o espaço dirigido por um dos mais talentosos e promissores chefes portugueses. Na baixa portuense, o novo espaço tem como base a partilha, serviço à carta e pratos de base tradicional confecionados com produtos portugueses de qualidade. Uma cozinha fácil e criativa.

Semea, em português, é um pão feito com farinha de farelo; em basco, significa filho, nome dado ao descendente do Euskalduna, restaurante portuense que projetou para a ribalta o chefe Vasco Coelho Santos.

Na pedonal rua das Flores, bem no coração da baixa da Invicta, o Semea nasceu de um desafio inesperado e tem estatuto diferente, baseado num caráter informal, numa abordagem mais descomprometida e simples, e na partilha, bem à portuguesa.

Não há menu de degustação, mas sim serviço à lista, mais acessível, ainda que o conceito seja o mesmo do primeiro restaurante, ou seja, com um cunho muito forte nos produtos. Para dar a conhecer os produtos autóctones que Portugal tem, como Vasco Coelho Santos faz questão de sublinhar.

Opção que levou o chefe a mudar a carta por duas vezes em quatro meses. Sempre com o fator novidade na mira, traduzida na alteração de 60 a 70 por cento do menu e não na totalidade.

Os hortícolas são provenientes do mesmo produtor, uma quinta com dois hectares nos arredores de Oliveira de Azeméis; a carne é dos mesmos animais, o que permite uma certa economia de escala na gestão de ambos os espaços.

O restaurante é acolhedor, tem apenas 24 lugares, divididos por duas áreas em, que imperam os tons acastanhados da madeira.

Informalidade é a palavra que melhor define o espaço onde é possível saborear uma sopa de topinambo; língua estufada; cataplana; bacalhau à Brás; feijoada de porco; raia e noisette; açorda, tomate assado e ovo frito; lulas e vinagrete; cabeça de xara e pickles ou barriga de leitão, na proposta do dia.

Nos acompanhamentos, brilham o puré de aipo e a couve assada, pão frito e vinagrete.

Das apelativas propostas da lista, provou-se o carapau alimado. Marinado em limão com escabeche de cebola roxa confitada, tomate cereja, rabanetes e óleo de coentros - revelou produto de qualidade e técnica culinária irrepreensível.

Em seguida, o fígado de vitela de cebolada, com jus de topinambo - excelente associação - revelou tratamento adequado, com plena harmonia de sabores.

Para terminar em apoteose, a muito aclamada rabanada e gelado cítrico, à base de laranja, limão e mão de buda, um cítrico tailandês.

Esta sobremesa, absolutamente fantástica, que transitou do Euskalduna, é o grande destaque do capítulo doceiro, em que figuram D. Rodrigo, com canela, ovos moles e batata doce e um brownie e mousse de ervas.

A carta de vinhos, muito diversificada, também é variável e revela uma aposta em pequenos produtores.

Com uma cozinha fácil, criativa e feita com bons ingredientes, este restaurante, que encerra à 2.ª e 3.ª feira no outono e inverno, participou no 10.º concurso Gastronomia com Vinho do Porto. Uma iniciativa para promover, unicamente, a harmonização dos vinhos do Porto e do Douro com os menus de uma centena de restaurantes do território continental, número máximo estipulado pelo IVDP, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto,

A valorização dos produtos portugueses de qualidade única, através de uma cozinha feita com criatividade, rigor e domínio das técnicas mais modernas é uma saborosa bandeira erguida no restaurante SEMEA. No Porto.

Onde fica:
Localização: Rua das Flores, 179 RCH 4050-266 Porto
Telef.: 93 856 67 66