Os sabores de outono inspiraram seis chefes de renome nacional nas harmonizações com vinhos e espumantes da casta alvarinho que marcaram presença na iniciativa «Monção e Melgaço à Prova no Porto». O evento, realizado pelo segundo ano consecutivo, levou à Casa do Vinho Verde, na cidade Invicta, 12 produtores daquela sub-região, berço de um produto afamado e de reconhecida qualidade.
A harmonização das criações dos chefes convidados pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), atingiu nível qualitativo elevado, a exemplo dos vinhos e espumantes, todos Alvarinho, que marcaram presença.
O chefe Hélio Loureiro (Hotel Douro Royal Valley) propôs carabineiro - excelente sabor a mar - com caviar beluga sobre carolino caldoso com aromas de lima, bem acompanhado com Solar de Serrade e Quinta das Pereirinhas Superior, ambos de 2017.
Do Brasão, em Refontoura (Felgueiras), trouxe o chefe António Carvalho uma sápida sopa de garoupa, harmonizada com dois Alvarinhos de 2017: Cortinha Velha Reserva e Quintas de Melgaço Vinhas Velhas.
O menu camiliano criado por Renato Cunha foi a escolha do chefe do famalicense Ferrugem: a sopa de feijoca branca, caldo de legumes e tora raiou a perfeição. Excelente textura de sabores. Para casar na perfeição, Soalheiro Primeiras Vinhas 2017 e Anselmo Mendes Curtimenta 2016.
Na sua Oficina de circunstância, o chefe Marco Gomes confecionou uma muito saborosa terrina de cordeiro de leite com jus do mesmo e trigo cozido, acompanhada com Quinta do Regueiro Barricas 2016 e Nostalgia 10 Barricas 2015.
Nas sobremesas, Álvaro Costa surpreendeu com clafoutis de castanha, hortelã e abóbora com gelado de queijo. Harmonia perfeita: João Portugal Ramos Alvarinho Espumante 2017 e Valados de Melgaço Alvarinho Espumante 2016.
O chefe Cláudio Policarpo (Casa Branca) apresentou marmelo em massa crocante, praliné de avelãs e sorbet de vinho verde. Uma sobremesa bem conseguida que teve acompanhamento ideal: os espumantes Coto de Mamoelas 2015 e Adega de Monção 2015.
Os 12 produtores presentes -- Adega de Monção, Anselmo Mendes, Cortinha Velha, João Portugal Ramos, Provam, Quinta das Pereirinhas, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Soalheiro, Solar de Serrade e Valados de Melgaço - apresentaram 24 referências, as melhores dos respetivos portefólios, nesta iniciativa inserida no plano de promoção da CVRVV para a sub-Região de Monção e Melgaço, o designado Acordo Alvarinho, que prevê um conjunto de ações de certificação da autenticidade, origem e qualidade dos vinhos daquele território da Região do Vinhos Verdes.