Arte

Uma Mulher Árabe e um Homem Europeu

creditos reservados

Os Artistas Unidos têm em cena "Retrato de Mulher Árabe que Olha o Mar" de Davide Carnevali.

Num país árabe, no norte de África, um homem europeu, arquiteto, em trabalho de reconstrução conhece uma mulher, uma jovem árabe, solteira, como refere Jorge Silva Melo, é uma história que pode ser antiga, com outros contornos mas sempre assim e com este olhar mítico que temos do norte de África. Entre este homem e a mulher do norte de África, há uma grande distancia cultural, um fosso, como se ela, a mulher, esta mulher solteira personalizasse o norte de África todo. Um homem está no Norte de África está num projeto para comprar a cidade velha e quer construir novos edifícios à beira-mar. É rico num país pobre. Os homens do país começam a olhá-lo, a temê-lo, a falar dele, a ter ciúmes dele, uma mulher que sair de lá, viver o sonho da Europa.

Retrato de Mulher Árabe Que Olha o Mar de Davide Carnevali Tradução Tereza Bento Com Inês Pereira, João Meireles, Nuno Gonçalo Rodrigues e Margarida Correia Cenografia José Manuel Reis Figurinos Joana Sousa Som André Pires Luz Pedro Domingos Assistente Pedro Baptista Encenação Jorge Silva Melo e com telas de Pedro Chorão.

Retrato de Mulher Árabe que Olha o Mar, está no Teatro da Politécnica, em Lisboa e fica terça e quarta às 19h00, quinta e sexta às 21h00 e ao sábado às 16h00 e às 21h00, ainda até 8 de dezembro.