Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se contra a extrema-direita na Andaluzia

Twitter/Policia Local de Granada

Protestos em Sevilha, Granada e Málaga contra as políticas do Vox, o partido que conseguiu eleger 12 deputados regionais.

Milhares de pessoas manifestaram-se esta segunda-feira em várias cidades da Andaluzia, no rescaldo das eleições regionais, onde um dos grandes vencedores da noite foi o partido de extrema-direita Vox.

Una multitud de personas se concentra frente al Parlamento andaluz en Sevilla para protestar contra Vox https://t.co/7AydcYccUt pic.twitter.com/1QIN9km3Jt

- Europa Press (@europapress) 3 de dezembro de 2018

Os protestos tiveram lugar em Sevilha, Granada e Málaga e visam as políticas fascistas e xenófobas do partido que conseguiu eleger 12 deputados regionais.

Um vídeo divulgado antes das eleições, com o título "Andaluzia pela Espanha", que se tornou viral na internet, mostra o líder do Vox, Santiago de Abascal, a cavalgar com um grupo de outros membros do partido, numa referência à "Reconquista" espanhola nos séculos XIII-XV dos territórios muçulmanos, que agora seria feita a partir desta região para o norte.

A propaganda resultou e o Vox conseguiu conquistar 12 lugares no parlamento regional da Andaluzia, algo que não acontecia em Espanha há 36 anos.

19:40 horas #Manifestación pic.twitter.com/6S3MrYCfkW

- Policía Local de Granada (@Policia_Granada) 3 de dezembro de 2018

O PSOE foi o partido mais votado no sufrágio mas com os piores resultados da sua história. De resto, os partidos tradicionais foram os grandes derrotados destas eleições, perdendo todos vários lugares.

Guilherme de Sousa