Política

Presidência da República confirma presença de Marcelo na posse de Bolsonaro

Marcelo Sayao/EPA

Marcelo Rebelo de Sousa tinha anunciado, no final de novembro, que "em princípio" deveria ir à tomada de posse de Jair Bolsonaro.

A Presidência da República confirmou este sábado que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, no dia 1 de janeiro, em Brasília.

De acordo com informações apuradas pela TSF junto da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa deverá viajar a 31 de dezembro para o Brasil, regressando a Portugal a 2 de janeiro de 2018.

"Entendo que é muito importante para as relações entre os dois países o Presidente de Portugal estar na posse do presidente do Brasil", disse o Presidente da República quando questionado pelos jornalistas este sábado, após ter assistido à eucaristia da solenidade da Imaculada Conceição em Vila Viçosa.

O Presidente da República tinha anunciado no dia 30 de novembro que em princípio iria à posse de Jair Bolsonaro, durante uma visita ao Bazar Diplomático, no Centro de Congressos de Lisboa. "Em princípio, vou à posse", afirmou, na altura, em conversa com o embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machada.

No dia 29 de outubro, um dia após a eleição de Jair Bolsonaro, o chefe de Estado português defendeu que Portugal e o Brasil "têm de se dar bem" e disse esperar "um trabalho em conjunto a nível de chefes de Estado" durante o mandato do novo Presidente brasileiro.