Sociedade

"Decisão dos bombeiros não tem causado problemas"

Elementos dos Bombeiros Voluntários de Serpa procedem à remoção de uma árvore que caiu devido aos fortos ventos e mau tempo que atingiu todo o país, em Serpa, 01 de março de 2018. NUNO VEIGA/LUSA NUNO VEIGA/LUSA

Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, assegurou aos jornalistas que não têm existido problemas apesar de metade das informações não serem reportadas.

O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Mourato Nunes, garantiu que a "decisão dos bombeiros voluntários de deixarem de reportar informação operacional não tem causado problemas".

Aos jornalistas, Mourato Nunes revelou que metade da informação não foi transmitida mas assegurou que não têm existido problemas no interior do país.

"Dos dados disponíveis, relativamente às ocorrências poderemos dizer que temos 50% menos que as habitualmente reportadas", disse.

Mourato Nunes assegurou ainda não existirem problemas relacionado com a segurança e que nenhum tipo de operação de socorro fica em risco com a decisão dos bombeiros voluntários.

"Em alguns aspetos poderá haver falta de diálogo, mas não com a autoridade. Nós não pomos ninguém de parte, precisamos de todos", respondeu o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No sábado, o conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Voluntários pediu às corporações para suspenderem toda a informação operacional aos Centros distritais de operações de socorro.

Essa decisão, segundo Nuno Mourato, não ameaça a assistência à população e o presidente assegurou ainda "a completa segurança dos portugueses".