Segurança

PSP vai reunir com "coletes amarelos" portugueses, mas não espera que causem problemas

A yellow vest is displayed on a road near a roundabout occupied by "yellow vests" protesters in Cissac-Medoc, France, December 7, 2018. REUTERS/Regis Duvignau REUTERS

Portugueses "têm outra forma de estar". Autoridades acreditam que movimento nacional semelhante ao dos "coletes amarelos" em França não será idêntico em violência.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reunir na próxima semana com os organizadores das manifestações do movimento "Vamos Parar Portugal", convocada nas redes sociais para dia 21 de dezembro em vários pontos do país.

A PSP vai estar de prevenção com cerca de 20 mil agentes de serviço, tendo por isso suspendido as folgas marcadas pelos efetivos.

Apesar das semelhanças, o movimento português pouco mais vai buscar aos "coletes amarelos" franceses, assegura o responsável. "Para a PSP este é o movimento "Vamos Parar Portugal".

"Estamos convencidos que as pessoas que estão a tomar esta iniciativa a nível nacional têm outra forma de estar e de se manifestar", sem os contornos violentos do movimento francês.

Também ao contrário do que acontece em França, os "coletes amarelos" portugueses não poderão bloquear as estradas.

LER MAIS:

"Coletes amarelos" portugueses obrigam PSP a suspender folgas. 20 mil agentes de serviço

Centrais sindicais demarcam-se dos protestos dos "coletes amarelos" portugueses