Sociedade

Utentes unem-se em defesa da linha ferroviária do Algarve

LISBOA , 07/08/2018 - Obras da Cp, comboios de Portugal, no Apeadeiro de Marvila. (Gonçalo Villaverde / Global Imagens) Gonçalo Villaverde / Global Imagens

A CULA - Comissão de Utentes da Linha do Algarve considera que este troço de ferrovia " enfrenta um dos piores momentos da sua história"

As razões apontadas são muitas: o serviço tem vindo a piorar, a Linha do Algarve tem composições velhas, comboios a serem constantemente suprimidos e estações quase ao abandono.

Ana Tarrafa da CULA, a Comissão de Utentes da Linha do Algarve, não se lembra "de haver tantas supressões de comboios, substituídos por autocarros", sublinha. Autocarros que por vezes levam hora e meia a chegar. "Abandono generalizado" é como descreve a situação da linha ferroviária no Algarve.

Para chamar a atenção para estas situações,elementos da comissão de utentes concentram-se hoje na estação ferroviária de Olhão e irão distribuir panfletos aos utentes da CP com as suas preocupações .

O concurso recentemente anunciado pelo governo da aquisição de 22 novas composições ​​​​​​​também não deixa este comissão mais descansada." A maior parte dos comboios nas linhas regionais têm mais de 50 anos", lembra Ana Tarrafa. " As necessidades são muito maiores", conclui.

Maria Augusta Casaca