Questionada sobre qual o papel da família na educação, a psicóloga Danielle Capella convida à reflexão sobre o caráter dinâmico da família, o próprio conceito de família e os valores que se transmitem de pais para filhos.
"A família é um sistema dinâmico", afirma a psicóloga Danielle Capella. A psicóloga defende que, para perceber o papel da família na educação das crianças, é importante perceber esse caráter dinâmico da família. "A mãe que eu sou hoje, posso não ser amanhã, o pai que eu sou hoje, posso não ser amanhã", exemplifica.
É preciso perceber também que o conceito de família é atualmente mais vasto. "Há diferentes configurações familiares, hoje temos famílias monoparentais, famílias LGBT, famílias heterossexuais, famílias numerosas, famílias tradicionais, não temos a família, temos famílias."
Tendo tudo isso em conta, Danielle Capella defende que crianças e famílias crescem juntas e que pais e filhos são seres em construção. Seja como for, o exemplo e os valores são determinantes e passam de geração para geração, acredita a psicóloga. "Como é que eu posso educar para a paz, para cidadania se não é esse o meu valor e a minha prática? Como é que eu quero educar para a igualdade se não é essa a minha prática?", questiona.