Cultura

Produção portuguesa "Sul" vai ao Festival de Berlim para estreia mundial

DR

Série policial portuguesa foi escolhida para estar presente no Festival Internacional de Berlim.

Ainda não estreou em Portugal - só lá para setembro deste ano é que tal deve acontecer - mas já está a dar cartas na Europa. A série "Sul", uma produção da Arquipélago Filmes e da autoria de Edgar Medina, é um "policial negro" cuja ação acontece em Lisboa durante o período de crise económica do país.

Esta é a primeira vez que uma série portuguesa é apresentada, a nível internacional, num dos maiores Festivais de Cinema mundiais. O primeiro episódio da série será mostrado na secção "Drama Series Days".

Num comunicado enviado pela produção da série, lê-se que a série da autoria de Edgar Media e argumento de Guilherme Mendonça, Guilherme Mendonça e Rui Cardoso Martins, "conta nos papéis principais com Adriano Luz, Jani Zhao, Afonso Pimentel, Margarida Vilanova, Ivo Canelas e Nuno Lopes. A montagem está a cargo de Sandro Aguilar, a direcção de fotografia de Pedro Cardeira e a banda sonora original é da autoria dos Dead Combo."

A edição de 2019 do Festival Internacional de Berlim decorre entre 7 e 17 de Fevereiro. Em Portugal, a série deve estrear em setembro de 2019 na RTP e conta com o apoio do "ICA, RTP, do Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual e com uma parceria com a Global Media." Tem world sales da Latido Films.