Desporto

Sporting vence Braga, aproxima-se do 3.º lugar e atrasa bracarenses na luta pelo título

Filipe Amorim/Global Imagens

Sporting venceu o Sporting de Braga por 3-0. Veja os golos.

As claques do Sporting continuam em protesto e 'gelaram' os minutos iniciais do encontro, com um silêncio pouco normal em Alvalade. O público apercebeu-se e foi tentando fazer o papel dos grupos organizados e com algum sucesso. Quando as claques 'regressaram', houve muitos assobios.

No relvado, a primeira grande oportunidade do jogo foi para o Braga, com Ricardo Esgaio a receber a bola após um lançamento de Claudemir. Faltou a pontaria e o esférico saiu muito por cima.

Quando o relógio marcava os 15 minutos de jogo, Bas Dost esteve perto do primeiro golo dos leões, mas foi travado com uma defesa de Tiago Sá. Pouco depois volta a destacar-se o guarda-redes do Braga, depois de um remate de Bruno Fernandes.

De parte a parte foram surgindo várias oportunidades mas nenhuma das equipas conseguiu ser eficaz até à meia-hora de jogo.

Foi preciso uma bola parada do sujeito do costume para desempatar o marcador. Bruno Fernandes deixa Tiago Sá sem hipóteses e volta a marcar de livre. Fica um golaço para a história do jogo.

Sporting e Sporting de Braga regressaram dos balneários e Abel Ferreira resolveu mexer na equipa, fez sair Esgaio e entrar Wilson Eduardo e mudou o sistema de jogo.

Ainda se estava a entrar na segunda parte quando o Diaby foi travado em falta dentro da área bracarense. O árbitro não teve dúvidas, assinalou grande penalidade e Bas Dost fez o que melhor sabe: avançou para a bola e colocou-a no fundo das redes.

A perder por duas bolas a zero, o Braga sentiu necessidade de assumir a iniciativa de jogo e tentar chegar à baliza de Renan Ribeiro.

Apesar das tentativas da equipa de Abel Ferreira, foi o Sporting que voltou a levar a melhor. Bruno Fernandes cruza e deixa o holandês voltar a brilhar, só foi preciso encostar. Estava feito o bis de Bas Dost.

O Braga estava praticamente derrotado e não conseguia criar soluções para diminuir a vantagem dos leões.

Na hora do apito final, foi a equipa de Keizer que ficou com os três pontos, com um golo de Bruno Fernandes e dois de Bas Dost. Os bracarenses não conseguiram o segundo lugar provisório que a vitória lhes permitia e o Sporting conseguiu aproximar-se do terceiro lugar.

Veja o golo:

Onze do Sporting: Renan Ribeiro, Ristovski, Coates, Ilori e Borja; Gudelj, Bruno Fernandes e Wendel; Diaby, Bas Dost e Acuña.

Onze do Sporting de Braga: Tiago Sá; Marcelo Goiano, Bruno Viana, Raúl, Sequeira; Claudemir, Fransérgio, Esgaio, João Novais; Paulinho, Dyego Sousa.