Mundo

Das duas uma: ou se adia o Brexit ou Reino Unido sai sem acordo. O xeque-mate de May aos deputados

epa07398702 British Prime Minister Theresa May departs No. 10 Downing Street in London, Britain, 26 February 2019. British Prime Minister Theresa May is set to propose a Commons vote on a no-deal Brexit and a Brexit delay if her plan is rejected. EPA/ANDY RAIN EPA

O parlamento britânico poderá escolher entre sair da União Europeia ou pedir um adiamento da data do Brexit se o acordo que o Governo apresentar nas próximas semanas for rejeitado, prometeu a primeira-ministra britânica.

Theresa May reiterou que o chamado "voto significativo" será repetido até 12 de março e que, se o texto submetido for chumbado, os deputados poderão decidir se o calendário de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) se mantém ou é pedida uma "extensão curta e limitada" para além de 29 de março.

A intervenção de May no Parlamento britânico destina-se a atualizar os deputados sobre o andamento das negociações com os líderes europeus e apresentar uma declaração, que vai ser debatida e votada na quarta-feira, sendo aberta a alterações.