Portugal

CML exige que Governo altere projecto do Museu dos Coches

Câmara de Lisboa dr

A Câmara Municipal de Lisboa vai exigir ao Governo a reformulação do projecto do novo Museu dos Coches, do arquitecto Paulo Mendes da Rocha, rejeitando a construção de um silo automóvel de 26 metros na frente ribeirinha.

A Câmara de Lisboa aprovou em reunião pública do executivo municipal um «parecer prévio favorável condicionado» ao estudo prévio do novo Museu dos Coches, «devendo o projecto de arquitectura ser reformulado de acordo com o parecer dos serviços».

O vereador socialista do Urbanismo, Manuel Salgado, afirmou que com esta decisão a Câmara rejeita «o silo e um volume com aquelas características».

O projecto prevê a construção de um silo automóvel com 26 metros de altura ligado ao edifício principal do Museu através de um passadiço sobre a linha do comboio.

O vereador referiu que o parecer da Câmara não é vinculativo porque é uma obra do Estado, mas «há um acordo de cavalheiros com a sociedade Frente Tejo para o parecer da Câmara ser levado em conta».

A emissão do parecer favorável condicionado à reformulação do projecto foi aprovada com os votos contra do movimento Lisboa com Carmona e os Cidadãos por Lisboa, a abstenção do PSD, do PCP e do vereador José Sá Fernandes e os votos a favor do PS.

Redação