Mundo

Risco de Brexit sem acordo nunca foi tão elevado, alerta Barnier

epa07196848 Michel Barnier, the European Chief Negotiator of the Task Force for the Preparation and Conduct of the Negotiations with the United Kingdom under Article 50, gives a speech on Britain's withdrawal from the European Union during a plenary session at the European Parliament in Brussels, Belgium, 29 November 2018. EPA/STEPHANIE LECOCQ EPA

"Não desejámos este cenário, nunca trabalhámos para um cenário de ausência de acordo, mas estamos preparados para enfrentar esta situação", declarou Michel Barnier.

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit defendeu esta quarta-feira que a responsabilidade de solucionar o impasse no processo pertence unicamente ao Reino Unido, reconhecendo que o risco de uma saída desordenada nunca foi tão elevado.

"Estamos num momento muito preocupante, porque o risco de 'não acordo' nunca foi tão elevado. Recomendo não subestimar este risco, nem as suas consequências. Recomendo que todos os atores envolvidos se prepararem. [...] Não desejámos este cenário, nunca trabalhámos para um cenário de ausência de acordo, mas estamos preparados para enfrentar esta situação", declarou Michel Barnier.

Intervindo num debate sobre o processo do Brexit no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo (França), Barnier considerou que o novo 'chumbo' do Acordo de Saída no parlamento britânico "prolonga e agrava" a incerteza sobre a saída daquele país da União Europeia (UE), com a solução do impasse a ser, neste momento, responsabilidade única do Reino Unido.

Lusa