Sociedade

"Partiu como viveu." Marcelo lamenta a morte de João Vasconcelos

Global Imagens

O Presidente da República lamenta "a perda súbita de João Vasconcelos" e destaca o contributo do ex-secretário de Estado da Indústria para a "mudança da economia digital portuguesa".

Marcelo Rebelo de Sousa evocou, esta terça-feira, o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos como "entusiasta" da viragem para a economia digital e disse que ele "partiu como viveu".

"Eu tenho a teoria de que as pessoas acabam por partir como vivem. Ele viveu apaixonadamente, arrebatadoramente e em tensão constante [com] esta mudança da economia digital portuguesa e acabou por partir de repente, da mesma maneira como viveu", referiu Marcelo.

Sublinhou que João Vasconcelos deu um contributo "fundamental" para essa viragem, "como criador, como promotor".

Antes, numa nota divulgada na página da Presidência da República, Marcelo já tinha lamentado a morte "prematura" de João Vasconcelos, considerando que a melhor forma de o homenagear é mostrar "exemplos de êxito empresarial".

"Lamento a perda súbita de João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria e fundador da Startup Lisboa, um dos principais impulsionadores dos jovens empresários em vários setores da economia, e endereço sentidas condolências à sua família", lê-se na nota.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "grande influência" de João Vasconcelos na promoção da cimeira tecnológica Web Summit em Portugal e "tantas outras iniciativas a favor da inovação e do empreendedorismo moderno".

"A melhor forma de o homenagearmos é darmos visibilidade aos exemplos de êxito empresarial. É o que estou a fazer hoje, em Guimarães, visitando uma das 'startups' portuguesas de maior sucesso e com significativa criação de emprego, a Farfetch", acrescenta ainda o Presidente da República.

O ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos morreu durante a noite em Lisboa com 43 anos, disse à agência Lusa fonte do PS.

Vasconcelos, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 após ser constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava "o pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016", o qual acabou por ser arquivado.

Diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Segundo o portal do Governo, João Vasconcelos foi adjunto e assessor do Gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou também diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Atualmente, João Vasconcelos colaborava como 'senior adviser' da Clearwater International em Portugal para a área das startup e empresas de tecnologia de informação.

LER MAIS:

- Alegre, enérgico e solidário. João Vasconcelos enchia uma sala com o "amor pela vida"

- Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado. Tinha 43 anos